Os pais de alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Satc de Criciúma e Turvo, participaram da primeira etapa do projeto Satc Skills. Com o objetivo de apresentar os cursos da instituição, a iniciativa buscou em primeiro momento incluir as famílias para que eles auxiliem no processo de escolha.
A ação para orientação profissional teve início essa semana e permanece até novembro. Segundo a coordenadora do ensino médio e técnico do Colégio Satc, Adriana Just Schmidt, a próxima etapa será final de agosto, na qual será direcionada conversas diretamente com os alunos por meio de um bate-papo com um profissional egresso e uma psicóloga.
“A ideia é que nesse bate-papo bem informal eles consigam se ver naquela condição. Ouvindo as experiências de alguém que teve que passar por esse processo de escolha assim como eles”, completa a coordenadora.
O projeto Satc Skills ainda tem sua terceira etapa. Após a conversa com os alunos, inicia o processo de conhecimento de cada curso técnico disponível na instituição. “Essa parte em que eles vão realmente conhecer todos os cursos é essencial para eles terem uma experiência antes da escolha. Todo esse processo serve para auxiliar e tornar mais fácil a decisão”, comenta Adriana.
Ao concluir todas as etapas, chega o momento de finalmente decidir qual curso profissionalizante o estudante gostaria de seguir. Então, é disponibilizado três escolhas, ou seja, o aluno poderá colocar três opções que ficou interessado. Feito isso, resta aguardar o fechamento das turmas.
“Nessa hora sempre bate um desespero, uma ansiedade em alguns alunos, e nesse momento encaminhamos para a psicóloga que vai dar um atendimento personalizado e individual também com orientação e auxílio para eles”, informa a coordenadora.
Os cursos técnicos no período vespertino são, Multimídia, Eletromecânica, Informática, Mecânica, Design Gráfico, Química, Manutenção Automotiva, Eletrotécnica, Administração, Fabricação Mecânica e Mecatrônica.
A diretora do Colégio Satc, Izes Machado Beloli explica que com essa iniciativa as famílias podem conhecer as etapas que os alunos irão vivenciar. “Nos próximos meses essa será a realidade desses jovens com a escolha do curso técnico. Por isso, o encontro realizado com os pais e responsáveis foi muito importante para que possam apoiá-los e dar segurança nesse momento tão importante”, finaliza.