No mundo atual, o hábito da leitura tornou-se algo não tão praticado, sabemos que nem todos gostam de ler. As pessoas quando percebem que a leitura é extensa sempre dão um jeito de achar um resumo ou até mesmo ver se tem filme daquela história ou algum material que facilite a compreensão desse conhecimento. Estamos chegando num tempo do distanciamento da prática da leitura, até mesmo, do ato da escrita.
As futuras gerações, acredite, que até as gerações passadas apresentaram uma dificuldade em relação à prática de leitura, pode até ser uma consequência da falta de acesso à literatura de qualidade e incentivo ao hábito de ler. Por conta dos fatores geracionais e a facilidade do acesso de ferramentas que possibilitam um deslocamento de um conhecimento, vamos falar, artificial.
Que utiliza de meios tecnológicos para adquiri-lo e deixar de lado alguns aspectos de pesquisa e seleção do que consumimos. Pode até ser uma crítica a inteligência artificial e como estamos administrando ela.
Pois bem, enfrentamos algumas dificuldades em relação a condição das habilidades que serão menos praticadas e mais facilitadas, essa probabilidade poderá deixar nossas futuras gerações vulneráveis a manipulação do conhecimento e das informações que somos bombardeados de todos os jeitos e formas.
Então, por isso, quero deixar cinco dicas de como podemos promover o hábito da leitura e conseguir consumir mais livros, não é sobre quantidade, mas sim, qualidade em nosso processo como leitor.
Vamos praticar o hábito da leitura?
1- Escolha um livro ou mesmo um material que tenha interesse no assunto, não precisa ser extenso com um volume significativo de páginas. Lembre-se que precisamos ter qualidade de leitura e não ler mais livros durante o ano.
2- Procure um lugar que possa te dedicar a leitura, comece com 20 ou até 30 minutos dedicados para a prática da leitura. Progressivamente poderá aumentar o tempo de leitura.
3- Faça um diário de leitura e alimente ele com frases ou palavras que chamaram a atenção, a prática da anotação irá te ajudar na sua escrita e no desenvolvimento do seu pensamento crítico. Porém, não faça isso uma regra, deixa as coisas fluírem e que este momento seja produtivo.
4 – Entre em grupos de leitura; ler em grupo é uma ótima opção e terá pessoas que discutirão os temas do livro, assim, fazendo o momento mais descontraído.
5 – Busque textos de apoio; eles te ajudarão a ter uma outra visão da leitura que estais realizando, sempre terá uma percepção que não teve naquele livro ou alguma curiosidade que passou despercebida.
Diante do seu processo como leitor perceberá quais pontos devem melhorar e quais são os métodos que se encaixam melhor a sua rotina. Às vezes a leitura não será algo prazeroso, porém, ao concluí-la perceberá que necessária ela foi para aquele período e quanto contribuiu para o seu conhecimento.
Existe aquela possibilidade de o livro não ir nem com um copo d’água ou, até mesmo, com um chá de camomila, nesses momentos deixa ele quietinho e pegue outro e prossiga com seus objetivos para o seu processo de leitura.
Para finalizar quero deixar a minha dica de leitura. Amo um conto do Machado de Assis, que é intitulado: O Espelho. Ele carrega para uma provocação do existencialismo e representação do próprio sujeito em relação às suas escolhas e vontades. Ele está disponível em domínio público, segue o link para acessá-lo: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000240.pdf