As temperaturas mais frias e a baixa umidade do ar no inverno, fazem com que haja a diminuição da transpiração corporal, deixando a pele mais seca, sensível e áspera nesse período. Assim os cuidados com a hidratação e proteção se tornam ainda mais importantes, para manter a saúde e aparência da pele intactas nessa estação do ano. Por isso, conheça hábitos essenciais de cuidados, indicados por especialista na área.
Segundo a dermatologista, Beatriz Castellar de Faria, a hidratação tem que ser colocada em primeiro lugar. Tanto em relação ao uso de hidratantes, quanto na hora de ingerir líquidos e alimentos ricos em água. “ O frio pode causar ressecamento da pele, então é necessário hidrata-la adequadamente. Use um hidratante rico em ingredientes nutritivos e aplique-o diariamente para manter a umidade natural da pele. Também é importante beber pelo menos dois litros de água por dia, além do consumo diário de frutas e vegetais” destaca.
Outro ponto importante também, fica por conta da proteção contra os raios solares, porque mesmo no inverno a exposição aos raios ultravioleta (UV) continua uma realidade. “ É comum as pessoas usarem o protetor solar somente em dias de verão. Mas é importante não esquecer de utiliza-lo sempre que sair ao ar livre, mesmo no inverno, em dias nublados, para manter a pele protegida do sol” ressalta Beatriz.
Os cuidados na hora do banho também devem ocorrer. Com temperaturas mais baixas, tendemos a deixar a água do chuveiro quente para nos aquecer. “ É tentador tomar banhos quentes no inverno, mas eles podem ressecar ainda mais a pele. Opte por deixar a temperatura da água morna e evite o uso excessivo de sabonetes, pois alguns podem remover a proteção natural da pele” explica a dermatologista.
A atenção com a umidade dos lábios tem que ser alta. “ Nossos lábios tendem a ficar ressecados e rachados durante o inverno. Para evitar esse desconforto, use um protetor labial hidratante com ingredientes como manteiga karité ou óleo de coco” indica a médica.
Além desses cuidados também é preciso se proteger do frio com roupas adequadas. Peças de vestuário feitas com materiais sintéticos podem irritar a pele sensível. Portanto, é aconselhado o uso de tecidos naturais e macios, como algodão e lã de qualidade, para evitar qualquer desconforto.