Atletas do Colégio Satc conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na segunda etapa da competição de Karatê Estadual 2023. O campeonato foi disputado em Içara pelas modalidades Kata e Kumitê. 

A Equipe que competiu contou com a participação do treinador Everaldo Pereira e quatro atletas alunos da Satc, Augusto Bredlau Pinz, Augusto Leandro, Vinícius Westphal da Silva e Bianca Pierini Soares.  “A Satc é uma parceira maravilhosa do projeto. É a nossa menina dos olhos, que nos dá muito apoio. Além disso, temos atletas do colégio que queremos investir ainda mais e colocar nas competições nacionais para chegar até a seleção brasileira”, destacou o treinador Everaldo Pereira. 

Conquistando medalha de ouro e prata, o atleta Augusto Leandro disputou pelas categorias Sub-12, Kata e kumitê individual, nas quais se classificou em primeiro e segundo lugar. “Eu treinei muito para competição, todos os dias, até em casa com o tatame. A coisa mais importante para mim quando falo de esporte, é o karatê. Ele me ensinou sobre defesa pessoal, aprender a perder e ter disciplina. Um dia quero conquistar o título de campeão mundial”, comentou o atleta. 

O aluno Augusto Bredlau Pinz iniciou o karatê na Satc em 2021 e desde então participa das competições. Neste último campeonato estadual levou para casa medalha de bronze, se classificando em terceiro lugar pela categoria cadete 57kg masculino. “Essa última como foi em Içara eu pude participar de toda organização. Minha classificação não foi ruim, mas agora estou treinando muito e vamos trabalhar com força total para chegar aos Jogos Escolares Brasileiros”, afirmou.  

Ainda representando o Colégio Satc, os outros dois destaques foram os alunos Vinícius Westphal da Silva, que conquistou medalha de bronze na categoria kumite Sub-12, e Bianca Pierini Soares, se classificando em segundo lugar também na modalidade disputada por atletas do sub-12. 

“Agora a gente vai brigar pelo Sul na terceira etapa” 

Segundo o treinador, este é o primeiro ano em que as três etapas foram no Sul do Estado. “Quando deu certo de trazer a competição para cá, a gente já colocou a meta. Temos que ser campeões disso. E conseguimos, ganhamos medalhas em Braço do Norte e em Içara na primeira e segunda fase com os alunos da Satc. Agora a gente vai brigar pelo Sul na terceira etapa também. Estamos com uma equipe muito grande e vamos lutar pelo tricampeonato que vai nos dar o título geral de 2023”, ressaltou. 

A final da competição estadual ocorrerá em Criciúma. Para Everaldo, é durante os campeonatos que os valores do karatê são aplicados. “Acho que o objetivo é esse, cada vez mais fazer essa transição de alunos para atletas de alto rendimento. Quando eles entram no tatame não tem pai e mãe ali do lado, então há apenas eles mesmos. Por isso nesses momentos é que se aprende a encarar os medos e enfrentar os obstáculos”, ponderou o treinador. 

As aulas de karatê ocorrem duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 18h30 no Colégio Satc. Para mais informações pelo telefone (48) 3431-7500 ou e-mail atendimento@satc.edu.br.