A prevenção ao uso de drogas, a definição de políticas públicas para o enfrentamento do tema são pontos norteadores e que envolvem a sociedade. Por conta disso, Criciúma realiza na próxima segunda-feira (19), o 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas sobre álcool, produtos fumígenos e vaporados, e outras drogas.
O evento, aberto ao público, ocorre no auditório João Luiz Novelli, na Satc, a partir das 19h. A realização é do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas (COMAD) de Criciúma, Câmara Municipal de Vereadores e Centro Universitário Satc (UniSatc).
Durante o Fórum, os organizadores querem atrair e discutir junto com a imprensa, que é figura fundamental quando o assunto é a prevenção às drogas. Conforme a presidente do COMAD Grasiela Deboita Gregorio, os meios de comunicação e informação desempenham um papel importante na sensibilização e educação pública sobre os efeitos, riscos e consequências do uso de álcool e outras drogas.
“A imprensa consegue alcançar diversas pessoas de diferentes faixas etárias e, através de reportagens baseadas em conteúdos científicos, entrevistas com especialistas, podem informar o público sobre os impactos na saúde física e mental, nas relações pessoais e nos diversos aspectos da vida, como, segurança, saúde e educação públicas e trabalho”, ressaltou a presidente.
Outro ponto importante no trabalho da imprensa, é destacar, por meio das notícias, as ações, projetos, programas e campanhas de prevenção eficazes, promovendo assim a conscientização sobre os riscos e fornecer recursos para aqueles que precisam de ajuda.
O Fórum Municipal é liderado pelo COMAD e busca estimular o debate sobre o assunto na sociedade, permitindo que o tema seja mais explorado pelos próprios meios de comunicação.