A Educação Infantil é o momento em que a criança busca experiências por meio de seu corpo, compreendendo as possibilidades de uso para se expressar com movimento e no espaço. Esse período é indispensável para a formação da base do desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, afinal, o que ela aprende na Educação Infantil, será um instrumento para etapas futuras.

A infância é a fase que a criança interage e compreende o mundo a sua volta por meio das brincadeiras, dependendo da afetividade e estimulação para oportunizar um desenvolvimento integral. Dessa forma, a Psicomotricidade se mostra essencial para o estabelecimento do esquema corporal e para a aquisição de noções importantes para o desenvolvimento pleno, como a lateralidade, postura e ritmo. 

Andar na ponta dos pés, pular em um pé só e subir ou descer de objetos são apenas alguns dos exemplos de atividades simples e eficazes que podem ser realizadas para o aperfeiçoamento de algumas habilidades. Nas aulas de Psicomotricidade na Educação Infantil, é importante que o professor inclua a ludicidade na metodologia, atraindo a atenção das crianças e tornando a aula benéfica e divertida para os pequenos.

Com atividades lúdicas, a criança descobre o seu corpo, entende qual a sua posição no espaço e trabalha a coordenação motora fina e ampla, ao realizar os movimentos.

É importante ressaltar que a Psicomotricidade auxilia não só em aspectos físicos, mas também na interação social da turma, no desenvolvimento emocional e na construção da identidade da criança, contribuindo para o objetivo da Educação Infantil, que é oportunizar o desenvolvimento integral. 

Uma relação saudável entre corpo e mente favorece indivíduos preparados para o futuro. Assista o vídeo abaixo e confira como a Psicomotricidade é trabalhada na Educação Infantil do Colégio Satc.