O desenvolvimento corporal e cognitivo das crianças passa por diferentes fases e é papel da escola apresentar caminhos que possam contribuir para tal crescimento. Por isso, incentivar a alimentação saudável aliada com a prática esportiva, faz parte das diretrizes do Colégio Satc. A partir de um projeto bilíngue, que une as disciplinas de Educação Física e Inglês, as turminhas do 1º ano do Ensino Fundamental aprenderam de que forma a qualidade de vida pode afetar o desenvolvimento escolar. Além de conhecerem novos hábitos brincando.
O projeto pedagógico ocorreu em diferentes etapas e uma delas teve o propósito tirar as dúvidas dos alunos com relação aos alimentos. “Como são crianças de seis a sete anos, iniciamos a atividade definindo para eles o que é alimentação saudável. Como diferenciar também as frutas, verduras e legumes, bem como, a importância desses alimentos para nossa saúde. E claro, incentivar o consumo destes alimentos, destacando a importância das vitaminas para a saúde”, explica a professora de Educação Física do Colégio Satc, Bruna Semeler.
Para ter um real parâmetro de como os alunos se alimentam, as professoras aplicaram um questionário com as turmas. “Para uma análise geral, temos que acompanhar as vivências alimentares dos alunos para entendermos os impactos provocados fisicamente por suas rotinas alimentares e de prática de atividades físicas. Bem como, avaliarmos quais as possíveis consequências pedagógicas provocadas pelas condições de saúde física, nutricional e emocional. Para que assim as crianças mantenham uma melhor qualidade de vida para o presente momento e seu futuro”, destaca a professora.
Projeto ‘Semáforo Alimentar’
Para que a atividade amplie ainda mais a compreensão dos estudantes sobre o tema, foi montado um ‘Semáforo Alimentar’, no qual os alunos levaram para a aula as embalagens que consomem no seu dia a dia.
Com a realização da iniciativa, as turminhas seguiram os comandos em inglês envolvendo a reciclagem, placas de sinalizações e brincadeiras. “Para além da mensagem que queremos passar aos alunos, trabalhamos as cores relacionando as expressões como triste, preocupado e feliz e também os alimentos, para que eles aprendam essas palavras em inglês”, conta Bruna.
O encerramento do projeto contou com um lanche especial com frutas e tudo que é saudável para a alimentação.