Os jornalistas Thiago Hockmüller, Lucas Renan Domingos, Rafaela Custódio, Jessica Rosso Crepaldi e Amanda Garcia Ludwig, deram uma aula sobre a produção de grandes reportagens. A conversa envolveu as turmas da 1ª e 3ª fases de Jornalismo da UniSatc.
O grupo é o responsável pela produção de conteúdo jornalístico no Portal Engeplus, de Criciúma. O tema central foi o assalto ao Banco do Brasil, que ocorreu no dia 30 de novembro de 2020. Um ano depois, os jornalistas publicaram a reportagem especial ‘Há um ano acontecia em Criciúma o maior roubo do Brasil’.
“Uma reportagem que levou meses para ser produzida”, contou a coordenadora Amanda Garcia Ludwig. Durante a aula os profissionais trouxeram aspectos inusitados da cobertura, desafios em trabalhar com algo tão relevante, os cuidados que adotaram e as pistas que seguiram para apurar tudo com mais atenção.
“Teve informações que divulgamos e acabaram sendo usadas pelas próprias forças de segurança”, lembrou Thiago. Uma delas foi a infografia que trouxe um dos veículos usados pelos criminosos com os locais atingidos por tiros.
Os alunos de Jornalismo aproveitaram para tirar dúvidas sobre a produção dos conteúdos, apuração das informações e contatos com as fontes.