O projeto ‘Números para marcar o tempo’ faz parte do ensino-aprendizado aplicado na disciplina de matemática para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Satc. A proposta tem como finalidade ensinar o raciocínio lógico a partir de atividades lúdicas, fazendo com que as crianças tenham contato com novas formas do saber. Por isso, as turminhas colocaram a mão na massa e aprenderam a confeccionar relógios analógicos para marcarem a rotina diária no ambiente escolar.

Divididos em grupos, os estudantes resolveram diversas atividades envolvendo horas e minutos. “É o aprender de uma maneira lúdica as atividades relacionadas aos números que marcam o tempo, para que também possam realizar a construção das situações-problema envolvendo a matemática”, explica a professora do Colégio Satc, Deisi Leandro.

Já na iniciativa ‘Fábrica de Problemas’ que será trabalhada ao longo do ano, os alunos compreenderão os componentes, a lógica, o raciocínio e o uso de palavras-chave para a resolução das operações matemáticas. “Com o trabalho realizado em grupo, as turmas vêm tendo a oportunidade de valorizar todos os saberes e habilidades, respeitando as ideias e buscando a resolução das situações-problema em conjunto,” enfatiza Deisi.

As atividades fazem parte das ações educacionais desenvolvidas com as turmas dos 2º anos A, B e C, das professoras Deisi Leandro, Thalita Campanhoni Colonetti e Fernanda Martins Batista.