Os acadêmicos da 5ª fase de Jornalismo da UniSatc realizaram a entrega do projeto de E-book em parceria com a Associação Beneficente Nossa Casa. A atividade foi desenvolvida dentro da disciplina Jornalismo e Cidadania, e tinha como um de seus principais objetivos desenvolver o voluntariado e criar um material de divulgação para a instituição.
De acordo com a professora da disciplina, Vanessa Wendhausen Lima, a parceria com a Nossa Casa foi facilitada pela atual coordenadora do curso de Jornalismo, Marli Vitali. “A gente queria muito fazer um projeto de extensão nessa disciplina, já que o nome da matéria é Jornalismo e Cidadania. O nosso objetivo era exercer cidadania de alguma forma. Já que a Marli é uma voluntária da Nossa Casa, resolvemos unir o útil ao agradável. Ela fez a ponte com a Casa”, explicou a professora.
Foi o primeiro ano que o projeto foi realizado e, pelo resultado, existe o interesse em dar continuidade com turmas futuras. “Gosto muito do Jornalismo sendo colocado em prática em uma causa que realmente faz efeito e tem necessidade dentro da sociedade. Nós pretendemos nos organizar nas disciplinas, pois essa em questão não ocorre sempre, varia com a grade e onde couber um projeto parecido estaremos realizando”, apontou Vanessa.
O trabalho foi realizado por cinco grupos cada um responsável por uma etapa, sendo elas: Quem nós somos; Adoção e solidariedade: os simples gestos que movem a construção de novas famílias; Mural de Fotos; Perguntas frequentes; Apoio externo: investimentos de empresas para a entidade.
De acordo com o acadêmico Samuel Borges, a experiência foi importante para desenvolver um vínculo com o voluntariado. “Foi uma atividade bem interessante e diferente. A gente precisou se aproximar da entidade para aprender um pouco mais sobre o trabalho dela e entender suas principais necessidades. O nosso grupo buscou trazer informações essenciais para colaborar com a instituição, explicando, por exemplo, como doar, como entrar em contato ou como realizar trabalho voluntário”, comentou o acadêmico.
O e-book desenvolvido pelos alunos servirá de material de divulgação para a Nossa Casa. Segundo a coordenadora da instituição, Heluza Brunelli, cada parte dele poderá ser utilizada separadamente ou como um todo. “O projeto de fotos, por exemplo, foi importante porque agora nós temos mais um banco de imagem. O dos cases de sucesso, podemos mostrar que funciona. Quando saímos para divulgar e levamos esse projeto do Jornalismo conseguimos mostrar que a gente desenvolve um trabalho de excelência e as pessoas vão se sensibilizar mais e vão querer contribuir com a Nossa Casa”, descreveu a coordenadora.
A experiência para Heluza foi de satisfação. “Eu saí com o meu coração transbordando, porque pude vivenciar que o amor está no coração dos alunos. Cada grupo trouxe um tema específico e projetos que serão utilizados na Casa. Onde formos, vamos levar esse conteúdo”, justificou.
Nossa Casa
A Associação Beneficente Nossa Casa foi fundada em 5 de maio de 1999 e inaugurada em 1º de setembro de 1999, por um grupo de pessoas do município de Criciúma. Eles entenderam que havia necessidade de proporcionar um lar para acolhimento de crianças e adolescentes como medida de proteção, sempre que seus direitos reconhecidos por lei forem ameaçados ou violados.
Texto da acadêmica Julia Felicio, produzido na disciplina de Jornalismo e Cidadania.