Fortalecer os núcleos setoriais, expandir a atuação da Rede de Talentos para novos públicos, desenvolver um aplicativo para aproximar ainda mais os associados da entidade, além de um projeto de mentoria empresarial. Essas foram algumas das sugestões propostas pelos acadêmicos do Curso de Administração do Centro Universitário UniSatc, por meio da disciplina de Gamificação, coordenada pelo professor Diego Piovesan, apresentadas para a diretora executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Maria Julita Volpato Gomes.
A coleta de informações para o desenvolvimento das experiências gamificadas ocorreu durante uma visita à Acic no mês de abril, na qual os estudantes conheceram a estrutura e a operação da entidade. Posteriormente, os acadêmicos das primeiras e terceiras fases trabalharam em sala de aula a elaboração dos projetos.
“Foi muito significativo. Todos os alunos partiram de um processo, de uma necessidade da associação. Tivemos também uma grande abertura da Acic, que foi maravilhosa, e isso possibilitou que os estudantes tivessem segurança, porque a porta ficou aberta para que sanassem as possíveis dúvidas”, explica o professor da disciplina de Gamificação, Diego Piovesan.
“Os acadêmicos buscaram muita informação. Foram duas semanas de diagnóstico, antes da criação, e eles seguiram todo um caminho que desenvolvemos em sala de aula para essa resolutividade”, acrescenta.
“A criatividade deles em nenhum momento foi podada, para que trouxessem iniciativas oportunas a partir do olhar sensível de definir o que poderia ser trabalhado. Tivemos caminhos bem diversos que se complementaram e que podem agora trazer benefícios para a associação. Estou muito feliz com a entrega dos acadêmicos”, ressalta Piovesan.
Gamificação na grade curricular
A coordenadora do Curso de Administração do UniSatc, Katiane Stolk, destaca que trazer a disciplina de Gamificação para a grade curricular do curso foi uma iniciativa inovadora. “Pode até parecer difícil de traduzir o que essa disciplina significa, o resultado que ela traz. Felizmente, o professor Diego desejou fazer parte desse projeto e criou a metodologia, trouxe a ideia de fazermos de fato entregas à comunidade. Foi uma iniciativa ousada, que tem dado muito certo”, coloca.
“No primeiro semestre, meio tímidos ainda, fizemos uma entrega para a própria Satc, e implementamos muitas delas. E este ano, ousamos um pouquinho, de entregar este trabalho como um projeto extensionista, para a comunidade. Estamos muito felizes com os resultados”, completa Katiane.
Experiência dos acadêmicos
“Foi divertido fazer esse trabalho e uma experiência única. Seguimos todos os passos orientados pelo professor Diego e conseguimos chegar a um resultado bem bacana”, conta a acadêmica Letícia Pirola.
“Conhecemos a associação e algumas das suas necessidades e, partir disso, conseguimos construir a experiência gamificada por meio da orientação em sala de aula. Foi uma experiência diferente e interessante”, considera o acadêmico Jonatas Rodrigues Dagostin.
A diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato Gomes, enaltece a qualidade dos trabalhos apresentados e também a escolha da Acic para a experiência junto aos acadêmicos. “Os estudantes foram muito sensíveis às demandas da entidade e apresentaram sugestões muito criativas e inovadoras. Ficamos muito surpreendidos com o que foi apresentado e também agradecidos com a escolha da Acic. De todas as equipes recebemos sugestões riquíssimas e que podem ser aplicadas na entidade. Todos estão de parabéns”, pontua.
Texto: Deize Felisberto / ACIC