Visando incentivar as boas práticas e o incentivo à educação, o Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), assinou um Protocolo de Intenções com o 28º GAC para ajudar o projeto Pelotão Esperança. A intenção do Protocolo de Intenções, assinado junto 28º Grupo de Artilharia de Campanha “Grupo Severiano Martins Da Fonseca”, é ajudar nos custos do projeto, visando a educação dos jovens que estão inseridos no programa.
“Foi um momento emocionante poder participar do ato. Para nós, do Siecesc, é fundamental apoiar conhecimento, cultura e a educação. O trabalho que é feito é muito valioso”, ressaltou a presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Astrid Barato.
O setor carbonífero já atua na área filantrópica, através do projeto “Carvão Amigo”, que conta com entidades de toda a região da Amrec. O setor também atua junto ao esporte, com o patrocínio ao Campeonato Regional da LARM, com a Taça Carvão Mineral, além de investir nas áreas de tecnologia e meio ambiente, através das pesquisas do Centro Tecnológico da Satc e com as parcerias iniciadas com os Comitês das Bacias do Rio Tubarão e Urussanga.
Pelotão Esperança
O Programa, iniciado em 1993, é uma parceria entre o 28º GAC, a Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma e se destina a contribuir com a educação de crianças da rede pública de ensino, muitas delas em risco social. Assim, funcionam duas turmas (uma do 4º ano e outra do 5º ano do Ensino Fundamental) nas dependências do 28º GAC, que seguem a grade curricular regular na parte da manhã, conduzida por professoras da Escola Antônio Mangilli, situada no bairro Primeira Linha. Na parte da tarde, os estudantes realizam atividades extraclasse, tais como aulas de música, educação física, recreação e reforço escolar.
Apoio texto e fotos: 28º GAC