A música, na maioria das vezes, se torna uma válvula de escape para diversos compositores, seja para abordarem emoções, experiências próprias ou opiniões sobre algum assunto. Somando 250 mil streamings nas plataformas digitais e mais de 15 músicas autorais ou escritas em conjunto com outros artistas, o rapper criciumense Rafael NZ, de 21 anos, sai da sua zona de conforto e lança, nesta sexta-feira, 12, um EP com três canções de trap. Intitulado “De Sexta Pra Frente”, o público pode conferir a novidade por meio do Spotify ou YouTube, a partir das 19h.
“Nóis”, “Dia de Revoada” e Cavalinho e Jack” são as canções que trazem uma vertente nunca testada pelo músico: a junção de trapp e funk. A mistura de estilos para a concepção das músicas foi pensada com o intuito de transmitir uma energia boa aos ouvintes. Já no que diz respeito à letra, na visão do compositor, todas saem do básico e retratam a ambição, a vida no bairro Próspera – onde mora, em Criciúma (SC) – e as sensações que o fim da semana traz.
“Passei por um momento de me reencontrar como pessoa e notei como me sentia melhor a partir de sexta-feira e como a minha rotina também era diferente. Além disso, observei que escutava basicamente as mesmas canções, pois elas também me ajudavam a levantar o astral e, no meu ponto de vista, se encaixavam perfeitamente com as sensações que eu tinha durante o fim de semana”, afirma o rapper Rafael NZ.
Trap e rap: As primeiras rimas
E foi a partir dessa percepção que os insigths começaram a aparecer e os versos, a ser escritos no papel. Conforme conta o rapper, a conclusão do projeto, após seis meses de produção, tem um significado muito especial para a sua carreira, uma vez que marca sua retomada no mundo da música após um intenso bloqueio criativo.
“O EP segue um Storytelling único. A primeira música, que gravei junto com meu irmão SosaNick, aborda a nossa vida na Próspera, nossa identidade e realidade. Depois, trago a alusão aos sábados na segunda canção, pois esse, na minha concepção, é o dia perfeito da semana para sair de casa e viver. Por fim, a última faixa do EP aborda a possibilidade de fazermos algo que normalmente não temos a oportunidade e a luta para podermos tornar esses dias esporádicos, momentos que possamos desfrutar sempre”, explica NZ.
Um EP de verdade para todos
Primeiro projeto feito inteiramente com amigos do rapper, todas as etapas foram realizadas entre eles, desde a composição, mixagem e masterização, até a identidade visual e divulgação. Nesse cenário, todo laço comercial foi cortado e o que realmente importa, conforme frisa o artista, é fazer com que as pessoas se reconectem consigo mesmas ao escutarem as músicas.
“Não focamos em produzir algo que vire dinheiro a qualquer custo, situação que acontece cada vez mais nesse nicho e acaba sufocando o lado artístico. Quero que as canções cheguem à juventude da região e que cada um se sinta representado de alguma maneira, pois retrato a minha vida e a de centenas de pessoas que moram no mesmo local que eu. Fiz algo sem agressividade para as pessoas conseguirem se divertir enquanto cantam e aproveitam o fim de semana”, salienta Rafael.
Confira os lançamentos
A partir das 19h desta sexta-feira, 12, as faixas “Nóis”, “Dia de Revoada” e Cavalinho e Jack”, do EP “De Sexta Pra Frente”, poderão ser conferidas na íntegra em todas as plataformas digitais do rapper criciumense Rafael NZ: Spotify, YouTube ou Instagram.
Texto: Catarina Bortolotto