Com a quantidade de informações existentes na internet, ganhar destaque nas redes sociais está se tornando algo cada vez mais desafiador. Além do empenho necessário para que o conteúdo viralize, é preciso manter uma constância nas postagens para que as pessoas continuem interessadas. No entanto, Flávia Balthazar, de 18 anos, conhecida por seu público como Flavitcha, vem conquistando seu espaço em redes como Instagram e TikTok. 

Com publicações voltadas à vida saudável, rotina e jornada acadêmica, a jovem acumula mais de 30 mil seguidores e mais de 968 mil curtidas com apenas um ano de dedicação na criação de conteúdo. 

“Eu comecei postando fotos no feed do Instagram para guardar minhas memórias, como se fosse um diário digital. Era bem na época que os vídeos de lifestyle estavam em alta e, como sempre gostei desse conteúdo, resolvi criar também, mas como forma de me motivar”, lembrou. 

Os seguidores começaram a chegar quando Flávia postou em seu TikTok um vídeo mostrando um modelo de scrapbook – um caderno de colagens – que tinha criado e, a partir desse ponto, seu público fidelizou e desejou saber mais do que acontecia na vida de uma menina, na época, de 16 anos. 

Problemática da vida inalcançável 

A romantização da vida saudável vem se tornando cada vez mais motivo de discussões e debates na internet. De acordo com a influencer, os conteúdos estavam saindo do controle. 

“Estava virando algo problemático e eu não queria fazer parte disso. Foi então que resolvi mostrar todos os lados da minha vida, para que outras meninas adolescentes percebessem que temos que ter um equilíbrio. Eu parei de postar só coisas boas e comecei a mostrar a vida real também” afirmou Flávia. 

Desafios dos vestibulandos e a idealização da faculdade

Além dos vídeos de rotina, a pressão do vestibular foi algo que conectou ainda mais a jovem com seus seguidores. Mostrar os momentos difíceis e as angústias da estudante foi importante para que entendessem que sua vida acadêmica era mais do que fazer resumos. 

“Achei que seria importante mostrar a parte delicada também, por exemplo quando eu estava estudando e estava horrível ou quando eu tinha que escolher um curso e chorava porque eu não sabia o que fazer. Até mesmo agora, que já estou na faculdade, ainda não tenho certeza se é isso que eu quero “, contou. 

Flávia iniciou na graduação no início de 2023, deixou Criciúma para cursar Design em Florianópolis, e a experiência tem sido desafiadora. “Quando me perguntam sobre a faculdade, acho importante mostrar que não é tudo isso que falam, está sendo difícil morar longe dos meus pais, me acostumar com o curso e fazer novas amizades. É um período de adaptação, às vezes eu não vou me adaptar e terei que dar um passo para trás, mas está tudo bem porque podemos recomeçar”, relatou.

Querido podcast,

A necessidade de conversar e aconselhar suas seguidoras foi o pontapé inicial para a criação de seu podcast que, além de trazer o tom de diário, leva como nome ‘Querido Podcast,’. A proposta é mostrar tudo o que passa na mente de uma adolescente, das coisas mais superficiais aos assuntos mais profundos, porém de uma forma acolhedora, simulando uma conversa entre amigas. 

“É difícil colocar minha personalidade em uma foto ou vídeos curtos, e como sempre gostei de falar muito, uni o útil ao agradável e criei o podcast. Já falei sobre os livros que li, dei conselhos e fiz alguns desabafos. Eu tento falar sempre sobre as coisas que estão acontecendo na minha vida. Eu costumo gravar deitada na minha cama e segurando o celular na mão, como se eu realmente estivesse gravando um áudio para uma amiga minha.” declarou.

Atualmente, o podcast conta com nove episódios disponíveis no Spotify.