As alunas do Colégio Satc, Clara Guedin e Melissa da Rosa Zanette, foram destaque no Campeonato Catarinense de Patinação Artística. Conquistando medalhas de ouro e bronze, as atletas alcançaram o primeiro e quarto lugar. A competição que ocorreu em abril deste ano na cidade de Saudades, Oeste Catarinense, contou com a participação de três alunas da instituição.
Competindo pela equipe de patinação artística Tigers, as meninas disputaram a categoria aspirante com outras 17 atletas. Clara alcançou o primeiro lugar na competição com 20,90 pontos, sendo consagrada a campeã catarinense de patinação artística da sua modalidade. Melissa também trouxe para casa medalha de Bronze, com 19,90 pontos.
“Foi um treinamento intenso. Elas treinavam todos os dias até nos finais de semana e feriados, ficando aqui até tarde da noite patinando. Para essas meninas que participaram da competição o treinamento teve que ser mais pesado, já que elas estão na equipe avançada”, destaca o treinador da equipe, Pietro Nunes.
O treinador das alunas afirma que mesmo com o cansaço, as atletas sempre se entregaram muito aos treinos. Segundo Nunes, a patinação artística acaba afastando os competidores das redes sociais e celulares, já que passam boa parte do tempo livre, sob os patins. “A gente procura ensinar o bom comportamento não apenas como atletas, mas também como seres humanos, estimulando cada vez mais para que elas queiram crescer e ganhar ainda mais campeonatos, transformando cada uma em pessoas boas e responsáveis”, ressalta.
Para as meninas, cada competição se torna um desafio, onde doam-se inteiramente para cumpri-lo. Além da alegria de poder competir, para as adolescentes, o resultado é ainda mais gratificante. “A gente treinou muito, foram momentos cansativos e intensos, mas quando conseguimos atingir o objetivo, dando o melhor da gente, e ver que deu certo, é realmente recompensador”, afirma Melissa.
Campeonato Brasileiro de patinação
Nunes é treinador das duas atletas a quatro anos, e para ele a participação em competições é fundamental para o crescimento das meninas. Em março deste ano as alunas do Colégio Satc também conquistaram medalhas de ouro e bronze no Campeonato Brasileiro de Patinação Artística, que aconteceu em Brasília.
Desta vez, os lugares foram invertidos, Melissa voltou para casa com medalha de ouro, alcançando o primeiro lugar com 24,90 pontos na categoria aspirante. Já Clara conquistou o quarto lugar com 21,60 pontos, ganhando medalha de Bronze na mesma modalidade. “Antes das competições a gente sempre conversa e brinca dizendo que uma fica em primeiro e a outra em segundo. Para ficar equilibrado a gente reveza o primeiro lugar”, comenta Melissa.
O amor pelo esporte sobre rodas
Clara Guedin tem 14 anos e anda com os patins desde 2019. Durante estes quatro anos praticando o esporte, a atleta já participou de oito competições e para ela o ginásio onde treina é como se fosse sua segunda casa. “Eu vivo para patinação, dou meu melhor quando estou treinando ou competindo. Na verdade, eu não sei o que seria de mim sem os patins, eu amo não só patinar, mas também tudo que esse esporte me proporcionou. Além de conhecer outras pessoas e aprender sempre uma lição”, comenta.
O amor pelo esporte pode ser de imediato, como foi para Clara, ou crescendo cada vez mais, como o caso de Melissa, que atualmente, considera a patinação artística sua vida. “O que a um tempo atrás não fazia muita diferença para mim, hoje, se paro por um tempo, já sinto muita saudade. É realmente um amor incondicional”, frisa.
O brilho no olhar das meninas cresce a cada treino. Segundo as atletas, parar não é uma opção, o objetivo é treinar ainda mais para conquistar outras medalhas e títulos. As aulas realizadas pela Equipe de patinação Tigers ocorrem nas quartas e sextas-feiras e aos sábados, no Ginásio do Colégio Satc.