Captação de recursos para investir em inovação foi o tema de mais uma edição da Confraria realizada pela Satc para empresas parceiras, que integram o programa de inovação corporativa Cobusiness. O encontro promoveu a integração de empresários e colaboradores de nível estratégico das empresas que são parceiras da Satc e possibilitou que os presentes tirassem suas dúvidas a respeito da obtenção de novos investimentos.

Quem conduziu o bate papo da noite foi o analista do Departamento Regional do Sul da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), João Florêncio. Durante a conversa, ele orientou os representantes das empresas sobre as possiblidades que existem de recursos do Governo Federal para fins de desenvolvimento em inovação.

“Toda empresa faz inovação todo dia. Só que muitas vezes acabam não fazendo no tempo certo ou não conseguindo colocar projetos para frente, porque tentam com recursos próprios ou capital de giro. Mas é importante que as empresas saibam que existem formas de conseguir esses recursos para investir em desenvolvimento sem comprometer o próprio capital”, ressaltou Florêncio.  

O advogado da Satc, Michel Alisson, também auxiliou aos presentes do evento apresentando esclarecimentos sobre leis de incentivo fiscais e subvenções econômicas para a inovação. Além disso, representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc) estiveram presentes para apresentar os programas existentes dentro das instituições para a captação de recursos das empresas.

A Confraria é mais um diferencial do Satc Negócios, programa dentro do Centro Tecnológico (CT) da instituição, que visa oferecer soluções para empresas. Conforme o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do CT Satc, Luciano Bilessimo, a ideia é facilitar que as empresas alcancem seus objetivos, oferecendo conhecimento e possibilidade de network.

“O Centro Tecnológico entrega conhecimento e nosso objetivo é que, através desse conhecimento, as empresas consigam encontrar soluções para seus problemas e, desta forma, colocar seus planejamentos estratégicos em prática”, destacou o pró-reitor. A Confraria é realizada mensalmente e cada edição aborda um tema diferente que seja de interesse das empresas.