Com o objetivo de despertar o interesse dos acadêmicos de Engenharia Mecatrônica da UniSatc sobre a criação de novos negócios de base tecnológica foi promovido um bate papo com os sócios da startup Log Z. Durante a palestra foram compartilhados os aprendizados adquiridos ao longo da trajetória acadêmica dos sócios e suas vivencias atuando na área de programação.

De acordo com o CEO da Log Z, Felipe Paes, essas vivencias, associadas com a formação multidisciplinar promovida pela engenharia mecatrônica, despertou o interesse em criar a própria empresa. “Sempre quis empreender, e a UniSatc me proporcionou uma trilha de inovação completa para o desenvolvimento do negócio”, contou.

Paes comentou que inicialmente estruturou o primeiro planejamento visando um aplicativo para concentrar em um único ambiente as ofertadas dos supermercados da região, a fim de, obter a monetização através dos anúncios. Dessa forma, em 2021, junto com o seu sócio estruturam a ideia de desenvolver uma solução que permitisse empresas de pequeno e médio porte de usinagem realizassem de forma automática o gerenciamento das ferramentas de corte e a vida útil.

Com a ideia estruturada, ambos ingressaram no Cocreation Satc (pré-incubadora) e durante cinco meses receberam mentorias e todos suporte para estruturar um plano de negócio sólido. Assim, obtiveram a aprovação para integrar a Colearning Satc (incubadora). Nessa etapa, os fundadores iniciaram o processo de validações com os clientes em potencial, a fim de, compreender nos mínimos detalhes as dores dos mesmos. Com base nos dados levantados e testes em campo realizou-se o aprimoramento do produto, o qual foi submetido ao edital da Fapesc e contemplado com o fomento para acelerar a startup.

“Nessa nova fase esperamos escalar nossa solução e alcançar empresas de todo o Brasil. Eventos como esse são importantes para o fortalecimento do ecossistema da inovação tecnológica e inspiração para criação de novas soluções, que podem ser iniciados na própria vida acadêmica”, destacou o CEO da Log Z.

O bate-papo faz parte dos eventos com egressos do curso de Engenharia Mecatrônica para apresentar cases de sucessos que nasceram dentro do curso e, consequentemente, encorajar outros acadêmicos a trilhar a jornada de empreendedorismo durante a graduação.