Os alunos da 7ª fase do curso de Engenharia Química da UniSatc realizaram uma visita técnica à indústria Dexco S. A Revestimentos Cerâmicos, considerada indústria 4.0, em Urussanga. Os alunos foram acompanhados pela engenheira química e egressa do curso da Unisatc Cristina Vargas. Ela explicou todo o processo de fabricação dos revestimentos cerâmicos e seu controle de qualidade.

A atividade faz parte da disciplina de Materiais e Corrosão, da professora Morgana N S Faraco. Na visita os alunos puderam acompanhar todo o processo produtivo, iniciando na pesagem das matérias-primas e formulações, seguindo para moagem via úmido e formação da suspensão cerâmica conhecida como barbotina.

Com a barbotina formada esta é encaminhada para o atomizador para ser transformada em pó, processo esse que chama muita atenção pelo tamanho do spray-dryer e gastos energéticos. Com o pó atomizado pronto nos silos, estes são encaminhados para o processo de prensagem onde mais variados tamanhos são possíveis de produzir.

O revestimento cerâmico conformado segue para secagem e esmaltação, impressão digital, queima. Algumas peças seguem para o processo de retífica e após controle de qualidade.

A Empresa Dexco – Ceusa se destaca dentre as cerâmicas por ser uma indústria com grande maioria dos processos automatizados, empresa organizada , limpa onde design e tecnologias inovadoras são a base de todos os produtos Ceusa.

Texto da professora Morgana N. S. Faraco.