O ecossistema educacional e tecnológico fomentado pela Satc, foi apresentado na tarde desta sexta-feira (31) ao deputado estadual, Pepê Collaço (PP) e também ao vereador de Criciúma, Miri Dagostim. Na visita, o parlamentar catarinense pode conhecer a estrutura oferecida pelo Colégio, Centro Universitário e também, os projetos de pesquisa, o programa corporativo Cobusiness e a incubadora de startups Colearning, do Centro Tecnológico Satc (CTSatc).

A visita foi acompanhada pelo reitor, Carlos Antônio Ferreira. “Para nós é muito significativo receber representantes do nosso estado aqui no campus. Assim podemos unir ideias, pensar em soluções para áreas importantes para a nossa região. A Satc sempre está de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento estadual e, principalmente, regional. Somos uma instituição inquieta e que por isso, sempre busca olhar para o todo de forma coletiva”, frisou o reitor.

Para o deputado, Pepê Collaço, o que a Satc realiza em todos os níveis de ensino e de fomento à inovação são de grande importância para o estado. “Nós reconhecemos os serviços e trabalho prestado pela instituição para a sociedade catarinense. Eu tinha muito vontade de vir conhecer pessoalmente os estudos, projetos e fiquei impressionado com que o que vi e por isso podemos defender o fortalecimento dessa instituição”, destacou.

Educação com formação técnica e empreendedora

O reitor apresentou iniciativas que fazem parte de mundo dos negócios e que estão presentes em diferentes áreas da Satc. “Formar alunos técnicos e capacitados no empreendedorismo para entrarem no mercado de trabalho ou criarem seus próprios negócios é um dos principais objetivos da Satc. A instituição, em todas as suas esferas de atuação, aposta em inúmeros projetos para que os estudantes encontrem no Colégio, Centro Universitário e Centro Tecnológico suporte para viabilizar suas ideias”, relatou.

Durante a visita aos laboratórios utilizados pelo ensino técnico, Collaço enfatizou o valor dessa formação aos jovens. “Para mim o ensino de nível técnico é uma base forte para o crescimento da população, mas também é responsável por boa parte da mão de obra qualificada que Santa Catarina possui. Então é de suma importância ter esse viés educacional realizado pela Satc desde os pequenos” enfatizou.