Estimular o empreendedorismo, a prática do consumo consciente, os cuidados com o meio ambiente e a ampliação da reciclagem. Pontos que são desenvolvidos cotidianamente entre estudantes e colaboradores da Satc. Eles integram o relatório de atividades realizadas em 2020 e que garantiram à instituição a renovação do selo de signatária dos Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável (ODS) do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Criados pelas Nações Unidas (ONU), os Objetivos são uma forma de unir povos em um apelo global para criar ações que reduzam as desigualdades sociais, os impactos econômicos e ambientais. As atividades propostas e executadas na Satc integram projetos que tem no ODS 4, Educação de Qualidade, o seu principal foco. “Esse é nosso objetivo norteador e a partir dele criamos ações e projetos que vêm sendo desenvolvidos desde 2017, quando ingressamos no movimento”, explica a analista ambiental e coordenadora do Comitê ODS da Satc, Regina Freitas Fernandes.
Em 2020, mesmo com a pandemia, as iniciativas envolveram estudantes e colaboradores. O projeto Tampou segue em 2021 com a arrecadação de tampinhas plásticas que depois vão se tornar recursos financeiros para ONGs de proteção aos animais e da rede feminina de combate ao câncer de Criciúma. “No ano passado, como medida de enfrentamento à pandemia, realizamos a produção e doações de mais de 1.350 máscaras faciais, a face shield, para prefeituras, órgãos de saúde e empresas”, reforça a coordenadora.
Todas as iniciativas integram o planejamento Satc 2030, um conjunto de ações propostas pela instituição para atuar sempre com foco na sustentabilidade.