A criatividade, traços marcantes, formas e relações complexas integram as produções dos alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Satc. Na disciplina de Artes, a professora Giane Apolinário, trabalhou o tema realismo com as turmas.

A atividade envolveu os estudantes e trouxe trabalhos criativos e diferenciados. Para entender um pouco mais sobre o tema, a professora Giane preparou um texto explicativo:

“O termo “realismo” geralmente é usado para designar desenhos, esculturas e pinturas que tenham uma representação objetiva da realidade, ou seja, uma forma de reproduzir a realidade tal como ela é. No entanto o termo realismo no âmbito das artes visuais diz respeito ao princípio estético que surgiu na segunda metade do século XIX, na França em reação ao Romantismo.

O grande objetivo dos pintores realistas era retratar a realidade do povo de maneira concreta e não uma forma ideal como nos movimentos anteriores. No Romantismo era valorizado nas pinturas o que se sentia e se idealizava, já no Realismo se valorizava o que realmente era e o homem não ocupava mais o centro das narrativas. Entre os temas mais desejados estão a paisagem e os retratos.

Entre os pintores Realistas se destacam Édouard Manet, Gustave Courbet, Honoré Daumier, Jean-Baptiste Camille Corot e Jean-François Millet.

Gustave Courbet foi a figura central do movimento Realista, por volta de 1848 chega a conclusão que a ênfase no movimento Romântico era apenas uma fuga da realidade. Um dos marcos iniciais do movimento foi sua obra “Enterro de Ornans”, de 1849. Outra obra de grande repercussão do artista é “Os quebradores de pedras”, um óleo sobre tela, também de 1849. Após avistar dois homens trabalhando numa estrada, um homem bastante jovem e outro mais velho, Courbet pergunta a eles se poderiam posar para o artista em seu ateliê. O artista representou a cena em tamanho natural, de modo prosaico e sem sentimentalismos, deixando evidente a diferença de idade entre os dois.

Expressões realistas também são sentidas no Brasil, manifestadas em paisagistas como Georg Grimm (1846-1887), Modesto Brocos (1852-1936), Benedito Calixto (1853-1927), Castagneto (1851-1900), Clóvis Graciano (1907-1988) e outros. Também é possível pensar numa pintura com base em fundamentos Realistas nas obras de Almeida Junior (1850-1899) com suas representações dos costumes do interior paulistas.

Com o estudo remoto e presencial, sugeri que trabalhássemos os nossos sentimentos nesse período de quarentena. Os desenhos são metade eles e a outra a realidade dos seus sentimentos, já que aos poucos vamos nos preparando para voltar a um normal diferente. O resultado foi uma mistura de situações do cotidiano, de sentimentos de cada um, e as condições de vida que acerca a eles próprios.”

Texto da professora Giane Apolinário.