Um grupo de colaboradores da empresa Hipper Freios está se aperfeiçoando. Eles integram a nova turma do curso técnico em Eletromecânica do Colégio Satc, na modalidade de ensino à distância (EaD) que iniciou seus estudos neste semestre. São 28 profissionais da empresa que terão, nos próximos dois anos e meio, a chance de ampliar conhecimentos e aumentar seu crescimento na empresa.
Atuando dentro da linha da educação corporativa, a Satc leva essa oportunidade de formação para o segmento empresarial. “Estamos montando importantes parcerias com empresas, como por exemplo, esse curso técnico na Hipper Freios. Nesse contexto, empresa e Satc formulam uma trilha de conhecimento para suprir demandas específicas da indústria”, ressalta a coordenadora da Satc Digital, Jaqueline Garcia de Godói.
A Hipper Freios já atua com a formação de seus colaboradores, oportunizando o aperfeiçoamento em outras áreas. “A educação profissional é uma prioridade para a empresa, que investe no crescimento de quem trabalha aqui”, afirmou a responsável pelo Desenvolvimento de Pessoas Rafaela Vieira de Oliveira.
Os alunos do curso de Eletromecânica terão as aulas online e também aulas práticas, quando virão para os laboratórios em Criciúma. “Em momentos agendados, nossos professores vão até a empresa realizar atividades relacionadas às demandas de trabalho desses profissionais”, complementou Jaqueline.
Área em constante avanço e busca de profissionais
O segmento de eletromecânica tem exigido cada vez mais profissionais. Na região Sul de Santa Catarina, há constante procura por colaboradores com essa formação. Conforme dados do Setor de Estágio da Satc, em 2022, das mais de 3 mil vagas abertas, 25% foram direcionadas para profissionais com essa formação.
“Sabemos de todas as dificuldades que o setor industrial enfrenta para encontrar mão de obra qualificada, algo que vai além do conhecimento, mas também reúne habilidades comportamentais e de liderança. Os cursos técnicos do Colégio Satc possuem uma matriz atualizada e direcionada para a formação que a indústria almeja para seus colaboradores. Isso só é possível por conta da relação que a instituição possui com o setor industrial da região sul”, ponderou o coordenador do técnico em Eletromecânica, Adelor Felipe da Costa.