A inteligência artificial (IA) domina muitos setores e no jornalismo isso não é diferente. Os impactos disso no cotidiano das redações e os próximos passos foram questões que o jornalista e pesquisador Marcelo Barcelos trouxe para a discussão.
A palestra “Meu colega de redação é um robô! O futuro das notícias com Inteligência Artificial (IA)” pautou a noite da última sexta-feira (10). Os acadêmicos de Jornalismo da UniSatc puderam acompanhar e discutir em conjunto.
Doutor em Jornalismo pela UFSC, professor, futurista e autor de livros, Barcelos é um inquieto no assunto da tecnologia. “Desde a pesquisa para o doutorado até agora, algumas coisas já avançaram. O Chat GPT, por exemplo, é algo que veio recentemente para demonstrar como a IA está se ampliando”, disse.
Finalizando a segunda edição de seu livro “O jornalismo em todas as coisas”, o pesquisador já preparou um capítulo especial para falar do Chat GPT.
A palestra envolveu acadêmicos das disciplinas de Jornalismo Digital, Novos Modelos de Negócios em Comunicação e Jornalismo e Cidadania.
Fotos: Patrick Stüpp.