Um novo sacerdote de Criciúma é nomeado bispo pelo papa Francisco. O padre Juarez Albino Destro será bispo auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre. A nomeação saiu na manhã desta quarta-feira (8) e foi comemorada na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, onde o religioso atua.
“É um misto de sentimentos. Alegria e um pouco de preocupação, porque é uma nova fase, com uma vocação específica. Mas estou extremamente feliz e emocionado”, contou o religioso.
O padre Juarez nasceu em Criciúma, no bairro Santa Bárbara. O filho da dona Antônio, que está com 81 anos, e do seu Miguel, já falecido, foi aluno da Satc. “Fiz o técnico em Eletrônica, na primeira turma, em 1985. Depois fui trabalhar em Porto Alegre”, afirmou.
Iniciou os estudos no Seminário Rogacionista João Paulo II, em Curitiba (PR). Sua ordenação como sacerdote ocorreu em agosto de 1996, em Criciúma. Neste ano, escolheu o lema da sua vida “Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus” (Mc 1,18).
As fotos acima são das comemorações dos 25 anos de vida religiosa, celebrados junto aos familiares e amigos na paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro Pinheirinho. Fotos: João Batista Réus/Pascom.
Durante os anos na ordem religiosa passou pelas principais Casas atuando na pastoral vocacional. Entre 2010 e 2018, o religioso assumiu uma das suas principais missões até então, ser provincial dos Rogacionistas. Depois, seguiu para Brasília onde foi mestre de noviços. Em setembro do ano passado, foi eleito vigário e conselheiro provincial para o setor de formação. Atualmente estava em São Paulo.
A nomeação foi celebrada entre os Rogacionistas. “Hoje tivemos a alegria da nomeação episcopal de um outro religioso Rogacionista, meu confrade. Trabalhamos juntos em São Paulo e me sucedeu como superior provincial”, contou o bispo Ângelo Ademir Mezzari. Também natural de Criciúma, dom Ângelo foi nomeado bispo em julho de 2020.
A data da nomeação episcopal já está marcada. Dia 17 de junho, na Catedral de Porto Alegre, monsenhor Juarez celebra, junto com familiares e amigos.
Fotos: João Batista Réus/Pascom.