Conforme uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 57% dos brasileiros não utilizam produtos para o rosto. Com a falta de tempo, esses cuidados acabam ficando ainda mais de lado. Quem passa muito tempo fora de casa, sente isso mais de perto. “Eu estudo, trabalho e faço academia. Normalmente, fico umas 15 horas fora de casa e por conta dessa correria os meus cuidados com a pele não são tão específicos”, contou a estudante de Administração, Taissa Dagostin. Ela ainda diz que gostaria de cuidar mais da pele, só que a falta de tempo não deixa.

Para quem tem o dia com várias tarefas, como Taissa, algumas orientações são recomendadas. “Quem tem uma rotina agitada, deve procurar cosméticos que tenham mais benefícios em um único produto. Por exemplo, os protetores solares ‘stick’ com tonalizantes, que já servem como maquiagem. Escolher um sabonete que não remova demais a hidratação da pele e lavar pela manhã e à noite, aplicando logo em seguida um hidratante específico para seu tipo de pele”, orientou a farmacêutica especialista em estética e cosmetologia clínica, Cristina Coan.

Na sua avaliação, é fundamental seguir a orientação de um profissional da área. “Pelo menos uma vez ao ano, procurar um profissional que possa auxiliar na escolha dos produtos e, se necessário, procedimentos para manter a pele saudável e sempre jovem”, acrescentou.

Um item importante, segundo os especialistas, é o protetor solar. Em alguns casos é recomendado a aplicação de uma em uma hora. “Quando se tem uma rotina mais agitada, como quem trabalha o dia todo e nem volta para casa ao meio-dia, nem sempre é possível limpar a pele e reaplicar o protetor solar. Nesse caso, podemos usar os protetores solares em pó, que facilitam o transporte e reaplicação. Isso já disfarça a oleosidade por exemplo, deixando a pele sempre com uma boa aparência”, indicou.

Cuidados com a pele devem ser contínuos

A profissional ainda explica como deve ser a rotina fora da agitação e quais os produtos recomendados.

“Diariamente é importante higienizar a pele com sabonete suave ou específico para o seu tipo de pele e usar protetor solar que se adapte ao seu dia a dia, podendo ser com tonalizante ou outros produtos associados, como por exemplo a ‘Vitamina C’. Repetir esse cuidado ao meio-dia. E a noite, hidratar bem!”, exemplificou.

Cristina ainda diz que se o básico for bem feito, você já terá uma pele bonita e saudável. “A constância em cuidar é o mais importante, de nada adianta usar os produtos por 2 dias e esquecer o restante da semana”, completou.

Para aqueles que trabalham em escritório ou passam o dia no ar-condicionado, também tem que ficar atento, visto que, em excesso, o aparelho retira a umidade do ar.

“Quem trabalha ou fica o dia todo em ambientes assim acaba sentindo a pele mais ressecada. Uma boa opção nesse caso é usar hidratantes com ácido hialurônico. Eles atraem as moléculas de água para as camadas da pele, e ‘seguram’ essa água por mais tempo nessa região”, informou a especialista.

*Texto: Luís Miguel, acadêmico de Jornalismo UniSatc.