Ter um olhar voltado para os jovens estimula a evangelização e faz com que tenham uma intimidade com Deus. Atualmente, só na Diocese de Criciúma, há mais de 10 grupos de jovens. Mas afinal, o que é um grupo de jovens? Pode ser classificado como pequenos grupos ligados a uma Paróquia da Igreja Católica, que realizam encontros semanalmente para orações ou partilhas entre si.
Conforme o coordenador do setor da juventude da Diocese de Criciúma, Jônatas João Corrêa, cada grupo tem sua expressão. “Como na Renovação Carismática, Proclamando a Glória, Pastoral da Juventude. Cada um desenvolve seus carismas”, comentou.
Além de encontros semanais, são realizados retiros, principalmente no carnaval, e encontros de jovens da Diocese, como o Dia Nacional da Juventude (DNJ). E não só a oração e partilhas são propostas, mas cada jovem tem sua missão dentro da Igreja. Tanto em ser responsável pelas leituras e músicas da missa, quanto ajudar na comunidade e na festa da Paróquia.
A jovem Ana Júlia Bortoluzzi ingressou por meio de sua amiga. “Confesso que entrei pela insistência dela e pelo comentário das pessoas dizendo que era legal. E depois que eu fui, não saí mais. Houve muita mudança na minha vida”, relatou.
Já faz quatro anos que entrou no grupo de jovens Proclamando a Glória. “Eu percebo que se não fosse pelo grupo eu não seria quem eu sou hoje. Porque, quando adolescente, não temos noção das coisas, fazemos coisas erradas que não nos levam a nada. E com o grupo, eu passei a ter outro olhar sobre as pessoas. Eu mudei por completo”, disse.
Criciúma na Jornada Mundial da Juventude
Mais que um grupo, os jovens da Diocese irão participar do maior evento da juventude da Igreja Católica, a Jornada Mundial da Juventude, mais conhecida como JMJ. O evento marca o encontro de jovens do mundo inteiro com o Papa Francisco. Ele é realizado desde 1986 com peregrinações. Em 2023 será realizada entre 1º e 6 de agosto em Lisboa.
Com isso, a Diocese de Criciúma montou uma delegação para enviar 12 jovens à Roma e Portugal. Além da visita à Europa, os jovens conhecerão a Basílica de São Pedro e o Santuário do beato Carlo Acutis. O missionário Jônatas João irá representar o bispo Dom Jacinto Inácio Flach como expressão Jovem, dentro da Diocese.
Segundo o Vaticano News, nesta semana as inscrições para voluntariado já chegaram a 10 mil. E 400 mil inscritos para a Jornada Mundial da Juventude. Anderson Fabiano é um desses inscritos. Para ele a expectativa é grande.
“Estou com muita ansiedade, pois tenho a possibilidade de conhecer o Papa! E, isto é o sonho de todo católico. Ter a possibilidade de participar da JMJ, é fantástico. Estou muito feliz. Minhas expectativas estão a milhão”, declarou.