A terceira edição do STU National ocorre em uma semana chuvosa, mas que não impossibilitou da primeira bateria da qualificatória do Street masculino ser iniciada. Nesta primeira etapa a modalidade em competição será o Street, tendo sua final masculina, feminina e paraskate no domingo (26) a partir das 8h30min. Nomes como Lucas Rabello campeão na modalidade Street em 2022, João Lucas Alves- Xuxu-, Kemily Suiara e Carla Carolina já presentes em Criciúma e concederam coletiva a imprensa na manhã desta quinta-feira (23) no Parque Altair Guidi, ao lado do Skatepark. A coletiva também, recebeu o prefeito da cidade, Clésio Salvaro e o diretor da Fundação Municipal de Esporte de Criciúma, Neto Uggioni.
Este ano a competição recebe atrações especiais no decorrer de seus dias. Além do novo formato os skatistas poderão competir pós-período pandêmico, o que muda totalmente a atmosfera da cidade já que em seus anos anteriores ainda havia preocupações em relação ao vírus, com a expectativa de grande público pela procura de ingressos. “Vai ser um ano sem pandemia. Foram difíceis os anos anteriores e agora vamos ter um grande público. Temos um evento de nível mundial, que é o STU. Hoje, Criciúma respira Skate. É um evento que movimenta a economia. Quem ganha é a cidade” afirma Neto Uggioni.
O carinho por Criciúma já é presente nas falas dos próprios atletas, como João Lucas Alves. Pelo terceiro ano em Criciúma, Xuxu elogia a boa forma da pista e não esconde sua expectativa. “Meu terceiro ano em Criciúma. Já tenho ideia do que fazer na pista. A pista tem um nível muito bom, dá de fazer várias manobras, tenho certeza que a disputa vai ser acirrada”, comenta João.
O atual campeão de 2022, Lucas Rabello inicia a competição focado em evoluir, mas não deixa de pensar em uma nova vitória. Lucas ainda comenta que as expectativas estão altas, prometendo coisas melhores. “A expectativa é alta e estamos prontos para andar de skate. Manter o título é importante, mas estou focado em evoluir o meu skate, espero que aconteça naturalmente”.
Esperando pelo início das qualificatórias femininas, que devem ter seu início na sexta-feira (24) Kemily que acaba de sair de um período de lesão e Ana esperam pela alegria e energia do público já que tem sua importância nos momentos de tensão. “Como skatista fico feliz em um lugar ondo somos inspiração para as crianças”, afirma Carla. “Vai ter muito skate, muita alegria e estou com grandes expectativas”, completa Kemily.
Com o desejo que os skatistas se sintam bem recebidos na cidade, o Prefeito ressalta as preparações e cuidado para que os atletas se sintam em casa e afirma o quanto é importante para Criciúma receber uma competição em nível Nacional em suas instalações. “A gente espera que os skatistas gostem da nossa cidade. Preparamos a cidade para recebê-los, temos uma pista que é a melhor do Sul. Esperamos que levem Criciúma sempre com vocês e voltem sempre quando quiserem. O turismo do esporte coloca Criciúma nesse cenário de destaque”, expõe Salvaro.
Tarde chuvosa impossibilita o inicio das qualificatórias
As qualificatórias masculinas da modalidade Street no STU deveriam ter seu início na primeira hora da tarde desta quinta-feira (23), mas por conta da chuva forte que tomou o céu de Criciúma somente uma bateria foi completada. Assim que a pista foi seca por staffs do local para a segunda bateria, os pingos solitários de chuva já anunciavam que a seguinte seria cancelada.