O esporte, individual ou coletivo é uma prática que está presente na vida de quase todas as pessoas. Além dos benefícios físicos de trazer uma vida mais saudável, ensina a respeitar e proposita uma interação social e um vínculo com as pessoas, proporcionando o desenvolvimento do corpo e da mente. Como forma de destacar a importância de uma vida saudável, neste domingo (19) é comemorado o Dia do Esportista.
“O esporte é uma atividade física que faz com que a pessoa se apaixone de uma maneira, que ela acaba fazendo muito natural como parte do dia dela, e sente muita falta quando não o faz. Então existem diversas atividades que criam esse vínculo com as pessoas e essa paixão”, relata o professor de Educação Física, Gustavo de Oliveira.
Conforme o profissional, não basta apenas praticar o esporte e atividades físicas, precisa conjuntamente possuir uma alimentação saudável para assim manter uma boa qualidade de vida.
“Quando a gente fala de cuidados com o corpo são diversas situações que cada vez mais a ciência vem tentando ampliar o conhecimento, então as questões de alimentações saudáveis com menos conservantes, que têm um preparo mais adequado, o controle desses alimentos, junto com atividade física também requer um corpo saudável, nutrido pra que haja benéficos gerais”, frisa Oliveira.
Proprietária de uma academia e treinadora, Débora Pacheco fala que para ela uma das possibilidades mais interessantes para um adolescente seria praticar algum esporte, pois isso acarreta a questão de o esporte precisar de muita disciplina trazendo respeito e várias outras mudanças positivas para dentro de uma sociedade.
“O esporte traz muitos benéficos referente a questão de socialização, alguns benefícios mentais também, traz muito amadurecimento mental, promove um sentimento que só ele consegue sentir. Ganhar uma prova, fazer aquilo porque gosta, fazer porque tem um sonho e um objetivo a alcançar”, declara.