Formar alunos capacitados no empreendedorismo para entrarem no mercado de trabalho ou criarem seus próprios negócios é um dos principais objetivos da Satc. A instituição, em todas as suas esferas de atuação, aposta em inúmeros projetos para que os estudantes encontrem no Colégio, Centro Universitário e Centro Tecnológico suporte para viabilizar suas ideias. Muitos dos alunos já conseguem construir seus próprios negócios ainda em sala de aula.
Na Satc, os alunos têm contato com o empreendedorismo desde cedo, ainda no colégio. Quando chegam no Centro Universitário, o incentivo para que tenham ideias inovadoras ganha ainda mais força. Através do Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC), eles podem dar esse pontapé inicial.
A Isabelle Casagrande, acadêmica de Publicidade e Propaganda, é uma das concluintes do curso que decidiu usar o projeto final para criar seu próprio negócio. Com o suporte recebido, ela já fez suas primeiras vendas.
O projeto da Isabelle consiste em transformar o Instagram @soupoeisa em um negócio rentável, por meio da venda de artigos contendo poesias, como quadros decorativos. “A ideia de criar o perfil surgiu em 2019, quando eu estava trabalhando em um evento cultural aqui da região e fiz a exposição das minhas poesias nesse evento. Logo após, criei o @soupeisa para que meus poemas chegassem a mais pessoas e elas pudessem continuar acompanhando meu trabalho”, detalha.
Dentro do Projeto Final de Curso (PFC), o aluno da UniSatc tem duas opções. Ou faz o tradicional Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou o Empreendimento de Conclusão de Curso. Para dar mais suporte e auxiliar os estudantes nessa fase do Empreendimento, eles contam com o apoio de mentores. Conforme a estudante, a metodologia do ECC tem possibilitado transformar essa ideia em negócio.
“Nós seguimos diversos passos que incluem muita pesquisa, testes e preparação. A disciplina também proporciona orientação de professores e mentores que já fizeram ou fazem parte da construção de negócios, o que além de me auxiliar diretamente, também me permitiu expandir minha rede de contatos”, ressalta Isabelle.
A proposta do PFC vem reforçar o que determinam as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCNs) dos cursos de graduação. Elas defendem uma formação mais ampla aos acadêmicos, com competências empreendedoras, criativas e que promovam o relacionamento interpessoal.
Programas de incentivo ao empreendedorismo
Além do contato dos alunos com o empreendedorismo em sala de aula, a Satc também oferece programas de incentivo para novos empreendedores. Um deles é o Cocreation. A pré-incubadora oferece um papel essencial para entender quais os primeiros passos necessários para criar o próprio negócio.
“Através da metodologia e dos mentores disponíveis, pude desenhar um modelo de negócio, estudar o público no qual irei atender e gerar conexões que contribuíram significativamente para alavancar a ideia”, conta uma das participantes do Cocreation, Samira Ortolan.
Após passar pelo Cocreation, os participantes podem iniciar os trabalhos no Colearning, a incubadora de startups da Satc. O ambiente de inovação oferece estrutura, orientação, capacitação, direcionamentos e networking para que as startups sejam consolidadas no mercado. Ambos os programas são abertos também para o público externo.
Como pensar em um novo negócio?
Pensar em um novo negócio, para muitos, pode parecer difícil. Mas a professora e coordenadora das atividades do Cocreation, Pâmela Milak, afirma que basta ter uma ideia que solucione um problema para a sociedade. “Devemos analisar as linhas de contorno para entender se a nossa ideia faz ou não sentido. E isso é refletindo se há potencial de mercado, público e se resolve a dor de mais pessoas ou apenas a minha”, detalha.
Interessados em participar tanto do Cocreation, quanto do Colearning, podem se inscrever e obter mais informações no site da Satc.