A santa dos mineiros, assim que Santa Bárbara é conhecida no município de Criciúma e na região carbonífera. A festa para homenageá-la será celebrada neste fim de semana, dias 3 e 4 de dezembro. Procissão, missas e almoço especial fazem parte da programação.
A devoção à santa é algo presente para o município e para os mineiros. Como é o caso do Claudemir de Souza, que trabalha na mina há nove anos. Sua devoção vem da tradição familiar, em que seu pai também era mineiro e devoto a Santa Bárbara. Foi por esse motivo que ele também decidiu virar mineiro.
Sempre que precisa iniciar os trabalhos na mina, é para Santa Bárbara que ele pede proteção e coragem. “Todos os dias peço que ela interceda por nós mineiros, porque trabalhamos em uma profissão muito perigosa e corremos riscos a todo momento”, ressalta Souza.
A história de Santa Bárbara começou quando, segundo as passagens bíblicas, ela foi condenada à morte por seu próprio pai pela devoção e amor que tinha por Jesus Cristo. Depois, seu pai estava voltando para casa e um raio o atingiu, levando a morte. Por esta razão, os mineiros, bombeiros a invocam para a proteção contra trovões e mortes violentas.
Programação da festa
No sábado, dia 3, a partir das 19h15 terá a o translado saindo da Mina de Visitação e às 20h será presidida a santa missa com o padre Carlos. No domingo, 4, Dia de Santa Bárbara, terá missa às 8h e às 10h com o Dom Jacinto, às 11h terá um kit almoço e às 17h a procissão com a imagem de Santa Bárbara. Para encerrar a festa, às 17h30, será realizada a missa de gratidão aos colaboradores com o pároco Wilson Buss.
O pároco Wilson reforçou a importância da comunidade participar da festa. “O primeiro aspecto é o religioso, pois celebramos Santa Bárbara por causa de Jesus Cristo. O segundo aspecto, é que convidamos as pessoas para este momento de encontro e confraternização”, destacou.