Conhecer um pouco da história da Satc e dos projetos de pesquisa que estão em andamento. Esses foram pontos da visita dos representantes alemães Andreas Dohle e Jochen Fricke à Satc. O encontro, que ocorreu nesta quarta-feira (30), foi intermediado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).
Dohle é consultor para o desenvolvimento sustentável e diretor técnico do Instituto DEL. Já Fricke é especialista em planejamento urbano. Ambos são parceiros da Facisc na busca pelo fomento de novas iniciativas. “Essa primeira visita foi para conhecermos a Satc. Faremos novos contatos para estreitar laços e ampliar as discussões”, afirmou Dohle. Os visitantes estavam acompanhados do coordenador do Programa DEL da Facisc, o empresário Osmar Vicentin.
Na Satc, eles puderam conhecer um pouco da história da instituição, fundada e mantida pela indústria carbonífera. Foram recepcionados pelo reitor Carlos Antônio Ferreira, o diretor administrativo da Satc, Márcio Zanuz, o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Luciano Bilessimo, e a equipe de pesquisadores do CTSatc.
O presidente da Acic, Valcir Zanette, e mineradores também acompanharam a visita. “Nosso objetivo é ampliar parcerias. O foco é o desenvolvimento regional. Trabalhamos com vários atores, sociedade, administração pública e setor empresarial, visando o crescimento da região”, afirmou o presidente da Acic.