Criciúma respira basquete até domingo. Está em andamento o Sul-Brasileiro de Seleções reunindo as equipes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. A competição de basquete feminino iniciou nesta sexta-feira (25) e seguirá até o próximo domingo (27), no ginásio principal do Colégio Satc.
Disputam as equipes do Sub-15 e Sub-17 dos quatro estados participantes. A organização é da Federação Catarinense de Baskteball (FCB). O evento conta com o apoio do Colégio Satc, Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e S. R. Mampituba.
“Esse é um evento importante, porque conseguimos reunir as quatro seleções, fomentando o esporte e estimulando o entrosamento das atletas. O basquete feminino cresceu muito em Santa Catarina nos últimos anos”, destacou o presidente da Federação Catarinense de Baskteball, Fábio Deschamps.
Integram a Seleção Catarinense dez atletas da base criciumense. No Sub-15 foram convocadas Izabelle, Bárbara, Ana Júlia e Gabriela. Já no Sub-17, integram a Seleção Paula, Maria Vitória, Raissa, Maria Regina, Ana Cristina e Maria Clara. A técnica da equipe, Luana Minotto, e a técnica do Sub-13 Gabrielli da Cunha também foram convocadas.
Primeiros jogos disputados no Sul-brasileiro
As partidas que abriram o Sul-brasileiro já demonstram elasticidade no placar. Foram três jogos realizados no período da tarde. Na categoria Sub-15, Paraná venceu o Rio Grande do Sul por 84 a 21. Já Santa Catarina venceu o Mato Grosso do Sul por 67 a 24.
No Sub-17, Paraná venceu Rio Grande do Sul por 88 a 16. O jogo entre Santa Catarina e Mato Grosso do Sul foi realizado à noite, após a cerimônia de abertura.
Os jogos podem ser acompanhados diretamente no ginásio principal do Colégio Satc ou pelo canal do Youtube da Federação Catarinense de Baskteball. As finais nas duas categorias estão previstas para a tarde de domingo.