A estreia da Seleção Brasileira não poderia ter acontecido de maneira diferente. Os torcedores que acompanharam o primeiro jogo na Copa do Mundo 2022 viram lindas jogadas e um gol que ficará marcado. Na noite de quinta-feira (24) às 22h no horário local, 16h no horário de Brasília, a Seleção enfrentou a Sérvia no estádio Lusail no Qatar, e venceu de 2 a 0. Foram dois gols de Richarlison, desbancando um oponente que já vinha mostrando seus resultados ofensivos ainda nos últimos amistosos em que entrou em campo, mas que não conseguiu vencer a partida.

O primeiro tempo foi tomado de apreensão, já que havia poucos espaços em que o Brasil conseguia chegar até a área de seu adversário que mantinham o bloqueio fechado e certa agressividade marcando faltas atrás de faltas. Rendimento equilibrado e poucos chutes a gol da Sérvia. Isso mudou visivelmente no segundo tempo em que a seleção perdeu rendimento e deu palco a maior pose de bola Brasileira, dando espaço aos gols da noite marcados pelo atacante Richarlison. Com passes de Vini Jr em ambas as bolas, o camisa 9 surpreendeu na finalização do segundo gol, o que surpreendeu não só os Brasileiros, como mundo a fora.

O clima do jogo havia iniciado com uma desconfortável declaração do treinador da Sérvia, Dragan Stojkovic comentou sobre o esquema ofensivo da Seleção após alguns elogios aos jogadores Brasileiros. O questionamento se Tite teria “alguém lá atrás” acabou levando o capitão e zagueiro Thiago Silva a rebater o treinador adversário.

“A gente fica sempre feliz quando vence, por 1 a 0, por 2 a 0. A nossa felicidade é que lá atrás a gente não sofra. Não gosto de falar muito, dar polêmica, mas o treinador deles falou ‘Vão jogar com quatro atacantes, tem alguém lá atrás?'”, comentou.

Thiago ainda pediu por respeito, mencionou que seus adversários não devem temer a seleção Brasileira rebatendo novamente o comentário de Stojkovic, mas que tenham um pouco mais de respeito e que estudem sobre a formação e o time em si, já que seus resultados não sofrem muitas alterações em gols independente da formação atrás.

Jogo repleto de faltas

A Sérvia levou a marcação como sua estratégia principal, algo que já era visto em sua escalação com apenas um atacante. Quem sofreu com essa ofensiva foi o camisa 10. Neymar é o jogador que mais sofreu faltas na primeira rodada da Copa do Mundo 2022, o que é uma lembrança nem tão distante da Copa do Mundo 2018 quando o atacante sofreu 26 faltas em cinco jogos. De acordo com dados da FIFA foram nove faltas sofridas ainda na estreia, mais do que qualquer outro jogador nas últimas 15 partidas anteriores. 

A última falta resultou na saída do atacante aos 34 minutos do segundo tempo, abalado e mancando a lesão no tornozelo direito foi confirmada na manhã da sexta-feira (25) pelo departamento médico da CBF. Neymar estará fora da fase de grupos e poderá retornar na fase de mata-mata.

Além de Neymar, Danilo também será desfalque para a próxima partida contra a Suíça, o lateral direto teve uma lesão no tornozelo esquerdo acusada.

“Os exames mostraram uma lesão ligamentar lateral no tornozelo direito do Neymar, junto com um pequeno edema ósseo. E uma lesão ligamentar medial no tornozelo esquerdo do Danilo. Os jogadores continuam em tratamento. Já podemos adiantar que não teremos os dois jogadores nos próximos jogos, mas eles permanecem em tratamento com o objetivo de recuperarmos a tempo para esta competição”, concluiu o médico Rodrigo Lasmar. Os jogadores já iniciaram tratamento imediato logo após o fim do jogo.

Quem vai substituir Neymar e Danilo nos próximos jogos da Seleção?

Forçado a mexer na escalação, o técnico Tite tem algumas opções que podem o ajudar na próxima fase, até a volta de seus titulares lesionados. No ataque as opções de Tite podem ir de uma atacante, um meio ou volante sem mudar a estrutura atual da seleção.

Rodrygo é o favorito até o momento já que ocupa uma faixa de campo semelhante à de Neymar, Fred que entrou no segundo tempo da partida também pode ocupar a vaga. Já a posição de Danilo pode ser ocupada pelo lateral direito Daniel Alves, com opção do zagueiro Eder Militão na posição.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF.