Uma noite para valorizar o talento dos alunos a aproximar as famílias dos trabalhos que são realizados dentro das salas de aula. Assim foi a edição 2022 do concurso de poemas Arte & Letras, do Colégio Satc de Criciúma. Na noite dessa quarta-feira (16), alunos dos ensinos fundamental e médio apresentaram suas obras literárias e também participaram do lançamento do livro Contos, Crônicas e Poemas.

No decorrer da noite os alunos declamaram poemas de autoria própria e disputaram os títulos de melhor poema e melhor declamação de cada nível de ensino. Os jurados da noite foram a professora de Língua Portuguesa Lauriê Resmini, o publicitário e professor Gutemberg Alves Geraldes, e os escritores e membros da Academia Criciumense de Letras, Rafael Hoffmann e Carmen Neves Goulart Pilon.

Esta foi a 14ª edição do evento. Para a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli, o concurso é uma forma de incentivar a leitura e valorizar prática da escrita. “É um projeto muito grandioso que trabalha as habilidades dos nossos alunos e, ainda, tem o poder de aproximar as famílias da instituição, que pra nós é tão importante”, afirmou.

Os poemas produzidos por estudantes dos ensinos fundamental anos finais e médio integram mais uma edição de uma publicação já tradicional. O livro “Contos, Crônicas e Poemas”, que chega a sua 21ª edição, reunindo as produções selecionadas dos alunos e foi entregue para os escritores durante o evento.

A noite que valorizou a cultura e a arte contou ainda com apresentações musicais. A estudante e cantora, Julia Marques, animou o público ao som de músicas populares brasileiras. Já as meninas do balé do Colégio Satc encantaram os presentes com apresentações de dança.

Conheça os vencedores da noite

Melhor poema – ensino fundamental

1º lugar – Anjali Yashwini Callychurn

2º lugar – Ana Júlia Fernandes da Silva

3º lugar – Lucas Lencina Quevedo

Melhor poema – ensino médio

1º lugar – Giovana Bez Fontana Rossa

2º lugar – Mariana Demo Colonetti

3º lugar – Izabelli Scussel Pereira

Melhor declamador – ensino fundamental

– Ester Cunico de Araújo

Melhor declamador – ensino médio

– Amanda Colombo Esteves