Foi assinada na noite desta quarta-feira, 16, a ordem de serviço para o início das obras de revitalização da Praça do Congresso. Localizado no centro de Criciúma, o espaço passará não apenas por reformas como também por mudanças que prometem melhorar o lazer e a segurança dos visitantes do local.
A revitalização da Praça do Congresso irá envolver um investimento de R$ 2.348 milhões, com recursos próprios da Prefeitura de Criciúma. A previsão, de acordo com o prefeito do município, Clésio Salvaro, é de que os trabalhos sejam entregues em meados de novembro de 2023.
A obra prevê as seguintes mudanças e intervenções:
- Substituição do petit-pavet por pavers nas calçadas externas e meios fios;
- Cercamento total da praça com portão de entrada;
- Pavimentação de todos os caminhos da praça com paver;
- Reconstrução de todas escadarias de acesso com guarda corpo, corrimão e rampas de acessibilidade;
- Cercamento do lago;
- Revitalização da ilha;
- Implantação de espaço pet;
- Construção de coreto;
- Revitalização completa do parque infantil e academia;
- Drenagem e iluminação de todo o espaço.
O projeto de revitalização da Praça do Congresso foi desenvolvido pelo arquiteto Maurício Carneiro, cujo pai, Fernando Carneiro, em 1969, foi responsável pelo primeiro projeto de fato arborizado do espaço – existente há mais de sete décadas.
Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras, o prefeito Salvaro aproveitou também para ressaltar a importância turística da Praça do Congresso que, em sua visão, é um símbolo da cidade. “A cidade de Criciúma, como um todo, se desenvolveu aqui, no entorno dessa área”, comentou o chefe do executivo municipal.
Confira aqui vídeo da revitalização.
*Texto do acadêmico de Jornalismo Paulo Monteiro.