Em clima de Novembro Azul, a Satc encerrou a semana promovendo rodas de conversa sobre a saúde do homem. Colaboradores participaram de encontros com o médico clínico geral Pedro João Snoeyer e esclareceram temas relacionados ao câncer de próstata e outras doenças que atingem, principalmente, a população masculina. A ação faz parte do projeto Consciente ao Cubo, que visa promover saúde e bem-estar aos profissionais da instituição.
A ideia principal das rodas de conversa foi promover uma quebra de tabus sobre o assunto. Segundo Snoeyer, por preconceito e falta de conhecimento, muitos homens ainda não se cuidam fisicamente. “Em torno de 70% da população masculina pode ter problemas prostáticos, entre danos benignos e malignos. Mas muitos homens preferem não ir ao médico por medo de fazer exames”, afirmou.
O clínico geral ainda destacou que o câncer de próstata, muitas vezes, não apresenta sinais. “Por fugirem do toque retal, os pacientes acabam fugindo de outros exames importantes, e os danos, que poderiam ser prevenidos, acabam se tornando prejudiciais”, ressaltou. Outro tema abordado foi que existem outras doenças além do câncer de próstata, por isso, conforme o médico, o recomendado é os homens façam ‘check ups’ anuais de exames.
Ao todo, foram realizadas três rodas de conversa com os colaboradores. Foi mais uma iniciativa do projeto Consciente ao Cubo, que também promoveu ações no Setembro Amarelo e Outubro Rosa. Segundo a coordenadora de RH da Satc, Cristiani Dall’Asen Savi, o objetivo é promover a conscientização sobre temas específicos, que normalmente são abordados nesses meses. “A gente quer se aproximar e cuidar dos nossos profissionais, para que eles fiquem atentos, se cuidem e tenham uma vida saudável”, finalizou.