Entender o que há de novo no mundo em transformação. A conexão do Centro Universitário Satc (UniSatc) com as transformações na carreira, com temas atuais e com o mercado de trabalho, dão o tom de mais uma Arena Sete. Essa é a semana acadêmica dos cursos de graduação.

O evento, que iniciou na última segunda-feira (7) termina nesta sexta-feira e contou com mais de 50 opções de palestras, workshops e debates. As ações são integradas e os acadêmicos podem se inscrever em atividades que não são, necessariamente, dentro do curso de formação. O objetivo é integrar ainda mais as áreas.

“Cada vez mais queremos que nossos acadêmicos olhem para os demais cursos e vejam o que as outras áreas do conhecimento podem contribuir. É necessário diversificar, trazer novos temas e ampliar o olhar”, ressaltou o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.

A noite de abertura contou com a palestra do CEO da Betha Sistemas, Aldo Garcia. Ele falou sobre sua trajetória na empresa, o início da carreira como motorista, o trabalho e os desafios para chegar ao cargo principal. Como recado para os acadêmicos, lembrou que é indispensável seguir estudando.

A segunda palestra da noite contou com Fabiano Naspolini de Oliveira e Phill Alexandre, que trouxeram uma discussão atualizada sobre metaverso. O bate-papo foi mediado pelo coordenador de Engenharia de Software, Anderson Farias.

Workshops, visitas técnicas e boa música na Arena Sete

Nas noites de terça e quarta-feira foi a vez de cada curso da UniSatc preparar atividades especiais para seus acadêmicos. Foram realizadas oficinas, palestras, cursos rápidos de formação com temas diferenciados. Outro ponto importante foram as visitas técnicas, que permitiram aos estudantes conhecer melhor os processos de trabalho e a realidade de empresas.

As duas últimas noites da Arena Sete foram dedicadas à cultura e ao esporte. Na quinta, foi a vez da apresentação dos talentos musicais. Professores e alunos deram show no palco do auditório V.

O encerramento da Semana Acadêmica foi com esportes. Com o apoio da Atlética Covil do Mineiro, os estudantes puderam participar das atividades esportivas.

Formação técnica na Arena Sete

No período vespertino, foram oferecidas atividades especiais para as turmas da 4ª fase dos cursos técnicos do Colégio Satc, como palestras, workshops e visitas técnicas.

O curso de Engenharia Química promoveu uma visita técnica para a 4ª fase do curso Técnico em Química na Polícia Científica de Criciúma. Nessa visita os alunos e a professora Jeisa Damásio, que os acompanhou, visualizaram os mais variados tipos de drogas naturais e sintéticas, podendo compreender os testes de detecção adotados pela Polícia Científica e assim aprimorar os seus conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Toda esta análise contou com a participação do perito criminal bioquímico André Bittencourt Martins, que compartilhou seu vasto conhecimento na área, contribuindo para a formação dos alunos.

Alunos visitaram a Polícia Científica de Criciúma.

A turma da 4ª fase do técnico em Química, acompanhados pelos professores Michael de Bona e Alessandra Vieira, visitaram a empresa Dexco. A área e negócios do grupo Dexco inclui as divisões de madeira (Duratex e Duraflor), Deca (deca e Hydra) e revestimentos (Ceusa, Portinari e Castelatto).
A unidade visitada refere-se a Cerâmica Portinari, localizada na BR-101, em Criciúma.

Os alunos e professores foram recepcionados pela Clarise Disner. Ela é ex-aluna da Satc, formada no técnico e em Engenharia Química. Clarise explicou os conceitos de cerâmica e, além disso, todo o processo produtivo de uma indústria cerâmica, desde a moagem das matérias primas até a expedição das peças cerâmicas.

Além dos conceitos apresentados, os alunos foram convidados e adentrar na fábrica e conhecer todo o processo produtivo.

Visitas técnicas aproximam acadêmicos do mercado de trabalho

Os alunos de Engenharia Química realizaram visita à Dexco, empresa que acredita que ambientes existem para serem vividos através das marcas – Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa e Durafloor. Os acadêmicos visitaram a Cerâmica Portinari onde conheceram um pouco da história da empresa e da sua produção.

A recepção foi feita pela engenheira química Clarice Possamai Disner e pela instrutora de treinamento técnico Sandi Rodrigues. Na visita foi possível entender como se dá o funcionamento de uma cerâmica, desde o preparo da matéria-prima até o acabamento do produto final.

Também foi possível visualizar etapas das operações unitárias estudadas ao longo das disciplinas do curso, como a atomização que consiste na transformação de uma suspensão aquosa de partículas sólidas (denominada por “barbotina”) em partículas secas e a secagem, na qual a umidade das peças cerâmicas é removida após o processo de conformação.

No final da visita o showroom foi apresentado pelo coordenador do Showrrom Rafael Rosso, onde ele explicou a essência das peças da Portinari e das suas aplicações, mencionando para os nossos alunos os diferenciais que a empresa possui frente as suas marcas.