Os alunos do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Satc criaram jogos de cartas dentro do projeto “Praticando a ciência do conhecimento”. A proposta foi desenvolvida dentro das disciplinas de Ciências, História e Língua Portuguesa.

Os professores envolvidos foram Aida Jansen, Jeisa Damasio, João Paulo e Margareth, que trabalharam os conceitos específicos de cada disciplina, mas de maneira integrada. A proposta consistiu reuniu personagens da história relacionados aos estudos da origem da matéria e a importância da evolução desses estudos para os dias atuais.

Cada um dos professores trouxe conteúdos relacionados à sua disciplina para que os alunos pudessem aplicar. Eles estudaram e desenvolveram jogos de cartas específicos e divertidos.

“Diferente de outros jogos que já fizemos, esse foi proposto para que os alunos criassem cards, com uma carta que combate outra, explorando forças e fraquezas. Eles tiveram que desenvolver regras para cada jogo, pesquisar, ver o que se destaca entre os filósofos da Ciência que defendiam determinado assunto”, informou a professora Aida.

O trabalho consistiu em pesquisar, estudar, tomar notas e criar um jogo de cards (estilo Pokemon, Yu Gi Oh) em que o aluno precisa inserir uma imagem, expor as fraquezas e forças de cada personagem (listados abaixo) e produzir outras cards relacionadas ao mesmo personagem que possam ser usadas no jogo

Personagens como Tales de Mileto, Heráclito, Alquimia, Demócrito, Thomson, entre outros, foram trazidos e estudados pelos alunos. Eles inspiraram o surgimento de cada jogo porque trouxeram contribuições para a evolução dos estudos da Ciência no mundo.