Por semanas, os estudantes do curso técnico em Química do Colégio Satc se dedicam à área gastronômica. É o Master TecChef, um desafio que envolve conceitos teóricos, a superação de situações inesperadas e o trabalho em equipe. A atividade envolve a 4ª fase do técnico que foi desafiada pelo curso de Engenharia Química.

A 2ª edição do Master TecChef foi coordenada pelos professores Aline Resmini Melo, Carolina Resmini Melo Marques, Morgana Nurenberg Sartor Faraco e Michael de Bona. Eles acompanharam as atividades e orientaram os alunos em toda a jornada de desenvolvimento.

O primeiro lugar na disputa ficou com a equipe André Martinello, Beatriz Rodrigues, Érica Ferreira, João Lucas Savi e Maria Luiza Muniz. Eles apresentaram um pão de batata com recheio de estrogonozes.

Conforme a professora Carolina, o grupo de jurados externos foi composto por Pa e Gi, do Pão do Pa, uma padaria bar diferenciada, com conceito sofisticado e aconchegante. “Também contamos com a participação do ex-aluno Satc, Guilherme Cividini, um chef de cozinha especialista em massas, apaixonado por gastronomia, que participou como jurado, dando sua opinião técnica a respeito dos pratos elaborados pelos nossos alunos”, disse.

Ainda de acordo com a professora, assim como na carreira profissional em uma indústria do setor químico, em uma cozinha não é diferente.

“Ter que desenvolver um alimento diferenciado e exitoso, que surpreenda os jurados, e que tenha que seguir algumas regras claras de percentual de ingrediente, por exemplo, não é tarefa fácil, principalmente quando se trabalha em equipe com diferentes personalidades. E os imprevistos que surgem na produção de uma empresa?! Na cozinha não é diferente. Às vezes, elementos surpresa podem aparecer “do nada” fazendo com que sejam realizadas alterações na produção e tomada de decisões que não sabemos se vai dar certo, mas nos empenhamos para tentar ter um “final feliz”, informou a professora.

*Texto da professora Carolina Resmini Melo Marques.