O segundo turno das eleições de 2022 já iniciou. Na região de Criciúma, a equipe de repórteres do Jornalismo UniSatc está pronta para trazer as principais informações. Com eles, estudantes do curso técnico Multimídia também participam.

Os brasileiros vão às urnas para eleger o próximo presidente da República. O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL) disputa a reeleição. Concorre com ele Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já os catarinenses também escolhem o futuro governador. Concorrem à vaga Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT).

Os locais de votação foram abertos às 8h e seguem até às 17h recebendo os eleitores. No início da manhã, filas já se formaram com eleitores que decidiram ir votar cedo.

No colégio Salete Scotti dos Santos o movimento está tranquilo. Na sessão 270 mais de 130 pessoas votaram de 325 eleitores. Foto: Maria Julia Berto/Jornalismo Unisatc.

Elias Roussenq veio votar acompanhado de sua mãe Maria Comin Roussenq de 86 anos no colégio Salete Scotti dos Santos em Içara. Maria comenta que veio votar pelo futuro do país e dos jovens.
Foto: Maria Julia Berto/ Jornalismo Unisatc.

Na Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, em Cocal do Sul, foi registrado a falta de dois mesários no início da manhã, que foram substituídos. Agora, por volta das 10h30, pouco movimento, todas as sessões com pouca ou nenhuma fila. Foto: Anita Dela Vedova/Jornalismo UniSatc.
Seções sem filas no Colégio São Bento. Foto: Samuel Borges //Jornalismo UniSatc.
Filas no Colégio Lapagesse, no centro de Criciúma, já começaram a reduzir por volta das 10h20. Eleitores estão levando em média 4/5 minutos para concluírem o seu voto. Foto: Patrick Stupp/Curso de Jornalismo Unisatc.
Candidata ao vice-governo de Santa Catarina, Bia Vargas (PSB), acabou de votar na Escola de Ensino Fundamental Alaide Tabalipa, no Bairro Esplanada em Içara. Em entrevista, ela comentou sobre como foi a campanha neste segundo turno. “Foi um período tranquilo, mesmo nós estando cansados fisicamente, a caminhada foi de muita demanda”, comentou. Ela informou ainda sobre a chegada do partido no segundo turno. “Quando eu aceitei o convite para ser candidata à vice-governadora, nós tínhamos a missão de chegar ao segundo turno, que é algo surpreso em Santa Catarina”, acrescentou. A disputa pelo governo de Santa Catarina está entre o candidato Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL). Foto/texto: Luís Miguel/Jornalismo UniSatc.
Eleitores justificando voto no Colégio Marcor Rovaris. Foto: Vitor D’ Agostini/ Técnico Multimidia.
Sem filas nas sessões da escola Padre Miguel Giacca, no Rio Maina. Os eleitores estão levando em torno de um minuto entre a espera e a urna. Foto: Maria Eduarda Paganini – Jornalismo UniSatc.
Mulher é pega em flagrante por boca de urna no Colégio Marcos Rovaris. Foto: Vitor D’ Agostini/Curso Multimídia.
EMEF Quintino Rizzieri, Bairro Jardim Elizabeth em Içara. Algumas seções estão mais cheias do que outras. O transito entorno da escola segue moderado. Foto: Luís Miguel/ Jornalismo Unisatc

Em Araranguá, dia do voto, novamente, marcado por filas. Na Escola Prof. Isabel Flores Hubbe, no bairro Alto Feliz, eleitores estão demorando mais de uma hora para votar. // Foto: Filipe Gabriel
Os eleitores estão demorando em média 44s para realizarem o voto na escola EEB João Dagostim, no bairro Quarta Linha. Foto: Luiza Salvador do Prado/Curso Multimídia.
Maria Neusa de 84 anos veio exercer seu papel de cidadão no colégio Marcos Rovaris “enquanto eu estiver andando a gente vai”. Foto: Vitor D’ Agostini/ Monique Amboni
Filas já começam a se formas em todas as seções no bairro da juventude. Foto: Louise Müller.
Formação de filas no Colégio São Bento. Foto Samuel Borges
Em todas as seções do Colégio Marcos Rovaris, no bairro Pinheirinho, há formação de filas. Foto: Monique Amboni.

Formação de filas já iniciaram as 7h30 aqui no colégio Lapagesse. Cerca de 100 eleitores já estão esperando para registrarem o voto nesse segundo turno das eleições. Foto: Patrick Stüpp.