Um desafio que uniu gestão, inovação e meio ambiente. Assim foi o Hackathon realizado pela Satc nesta sexta-feira (28). Estudantes, de cursos técnicos e ensino superior, participaram de quatro desafios, que foram lançados pelas empresas Cervejaria Ambev e Confecções Vanelise. Cada desafio apresentava um problema existente das empresas ligado ao meio ambiente e os participantes tiveram que apresentar propostas inovadoras de resolução.
Ao todo, 88 estudantes participaram da maratona de desafios. Eles ficaram imersos durante todo o dia em um ambiente de inovação e recebendo mentorias de profissionais de diferentes áreas. “Foi uma forma de gerar networking entre os estudantes e empresas, proporcionando experiências que agregaram na formação acadêmica dos participantes e ofereceram novas possibilidades de negócios para as empresas”, destacou o coordenador do Hackathon, Daniel Pezente.
Para a Cervejaria Ambev, a participação no evento fomentou o futuro desejado pela empresa, que é focado no desenvolvimento tecnológico, educacional e industrial. “A gente fala muito em tecnologia, mas no final a criatividade, raciocínio lógico e conhecimento individualizado que os estudantes oferecem são o principal diferencial competitivo de qualquer empresa”, afirmou o gerente de Gente e Gestão da Ambev Santa Catarina, Carlos Magno Melo.
A Ambev propôs dois desafios voltados para a sustentabilidade. Um voltado para reutilização do efluente final dentro das cervejarias e o outro para a reutilização do lodo que é um subproduto do processo de tratamento desse efluente. Já a Vanelise Confecções propôs um primeiro desafio mais tecnológico e vinculado a gestão ambiental, e o segundo mais ligado ao que fazer com o resíduo já existente.
De acordo com o coordenador de Lean Manufacturing da empresa, Renato Thomaz, foi um dia importante para a geração de novas ideias. “Recebemos ideia que jamais tínhamos pensado. Tiveram equipes que saíram completamente da bolha e apresentaram projetos muito fortes que, com certeza, podem ajudar em nossos processos”, afirmou Thomaz.
Estudantes conectados com as indústrias
Os estudantes participaram do Hackathon em equipes multidisciplinares. As equipes que apresentaram as ideias de solução mais viáveis para cada problema receberam premiações das empresas. O Márcio Henrique Niero, estudante do curso técnico em Mecatrônica e integrante de uma das equipes vencedoras do evento, conta que a experiência serviu para como uma forma de aplicar um dos seus objetivos futuros: liderança.
“Eu sempre quis tentar liderar algo e aqui tive a oportunidade de fazer isso. Integrei uma equipe onde não conhecia ninguém e consegui fazer com que todos trabalhássemos juntos, resultando em ideias muito boas e proporcionando uma experiencia incrível”, enalteceu.
Além de alunos da Satc, o evento contou com a participação de estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Santa Rosa do Sul. O Hackathon teve o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e das empresas parceiras participantes da maratona, Ambev e Vanelise.