Três meses, seis ou até mesmo um ano. Se sua tosse está comemorando “mêsversário” ou até mesmo aniversário, você deve se preocupar. Nas últimas semanas postagens relacionadas ao tempo de persistência da tosse vêm enchendo as redes sociais, a brincadeira pode render várias risadas, mas pode ser um alerta para um problema de saúde maior.

A tosse é um mecanismo de defesa do corpo humano, dependendo da frequência ela pode indicar um problema ou um diagnóstico mais grave. Quando a tosse é associada a outros fatores, como febre, queda de saturação, falta de oxigênio ou falta de ar. O tratamento será prescrito de acordo com a causa diagnosticada. 

De acordo pneumologista Renato Matos, a tosse é sempre um fator de preocupação, ter um processo gripal e tossir por alguns dias está dentro da normalidade. “Tossir por mais de três semanas sempre é anormal e deve ser investigado. Pode ser provocada por problemas simples – que devem ser adequadamente tratados – ou por doenças potencialmente graves”. O especialista ainda explica que não se deve esperar por semanas para procurar a solução a esse problema.

Especialista orienta que tosse contínua deve ser investigada

Normalmente assim que a tosse não se dissipa é costume se autodiagnosticar com alergias e derivados. A tosse por si só não é uma doença, mas pode ser consequência de uma enfermidade não diagnosticada e adequadamente tratada. E para quem acha que a solução é se automedicar com vitaminas e derivados, o doutor esclarece que as sustâncias não têm nenhum papel para a causa.

“A tosse pode ser infecção, inflamação, tumor e assim por diante. São dezenas de causas. Por isso a importância de uma avaliação adequada. De preferência com alguém especializado na área”, frisa Matos.

Para doenças de base que provocam as crises de tosse a orientação é que o paciente deve controlá-las para que não aconteça descompensação dessas patologias. A brincadeira pode até ser engraçada, mas fique atento aos sintomas e tempo em que permanece tossindo, se persistir por mais de três semanas procure um médico ou especialista.