Um projeto conceitual de construção do primeiro prédio da Cidade do Conhecimento e de uma passarela que fará a ligação entre o Centro Tecnológico da Satc e o Centro de Eventos AM Master Hall. Esse é o objeto do concurso arquitetônico lançado pela Satc nesta segunda-feira (24). O edital completo está disponível no site Cidade do Conhecimento (acesse aqui) e as inscrições devem ser feitas até dia 27 de novembro.
“Esse é um momento importante que estamos apresentando à sociedade. É uma das fases iniciais da Cidade do Conhecimento, essa iniciativa liderada pela Satc, mas que conta com apoiadores importantes da região. É o início de uma fase transformadora”, ressaltou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
O concurso é voltado para arquitetos e engenheiros civis, devidamente regularizados nos respectivos conselhos de classe, de todo o Brasil. Serão selecionados os seis melhores trabalhos, sendo que os três primeiros receberão premiação em dinheiro e os demais menção honrosa. O primeiro lugar terá um prêmio de R$ 45 mil.
O envio dos projetos conceituais poderá ser feito até dia 31 de janeiro de 2023. Conforme previsto no edital, pontos como sustentabilidade, eficiência energética, balanço de carbono e que sejam aplicáveis na prática são indispensáveis no projeto.
Para inserir o tema nas discussões, juntamente com o lançamento, ocorreu a palestra “Economia circular para arquitetura sustentável”. O arquiteto e urbanista Alexandre Gobbo Fernandes, trouxe pontos importantes que demonstram o quanto a arquitetura mudou nos últimos anos. “É fundamental projetar com um propósito”, ressaltou Gobbo.