Desde o verão passado é possível perceber um aumento nas cores e nas paletas. Até mesmo o inverno, que costuma ter cores mais sóbrias e neutras, inovou com cores neon. Nesta troca de estações essa pegada color block se mantém e com ela colorações mais claras, fazendo um contraste entre o suave e o intenso.
“Os lisos neon estão entrando com mais força, tipo o verde limão, o laranja e o rosa pink. Os tons pastéis também estão bem em alta, com cores mais suaves”, conta a proprietária da loja Princesinha dos Tecidos, Rosemery Vidoto.
Mesmo sabendo a direção, não é possível determinar que uma cor específica seja ou não a tendência do momento, isso porque dentro das cores existem os tons e subtons, chamados de conjuntos de cores.
“Quando a gente fala sobre cores, não tem como falar que é vermelho, azul ou amarelo, porque existe para cada ocasião um conjunto de cor. Por exemplo, os conjuntos terrestres, fúchsia e neon”, explica o estilista e professor de moda, Yuri Pizetti.
Para saber mais sobre as cores que serão tendência nessa estação e nas próximas, visite o site da Pantone Brasil, referência mundial se tratando de coloração e é a plataforma oficial que determina as cores tendência.
Tecidos florais são destaque
No início das estações, as tendências também são atualizadas e, no caso da Primavera, não é apenas na natureza que as flores ganham destaque. O clássico floral é atemporal e faz sucesso principalmente nessa fase do ano.
“Quando a gente fala de estampa, realmente a floral é a primeira. Ela é a mais consumida em todo o mundo e não muda. Há dez anos ela fez sucesso e daqui dez anos ainda será muito consumida”, declara Pizetti.
Mesmo sendo clássica, essa estampa se adequa de acordo com o que lhe é propenso. Uma boa forma de ver isso é analisando as vitrines em cada estação. O floral permanece, mas troca-se os tons e as dimensões.
“Variam as cores e os tamanhos conforme a tendência, nesse momento vemos cores bem vivas em color block e estampas maiores, o max estampa. Além disso, está muito em alta o floral mais lúdico, aquele desenho infantil da florzinha com cinco voltinhas”, afirma a proprietária e estilista da Amore, Silvana de Souza.
Além do floral, outras estampas ganham espaço e conquistam o carinho dos consumidores, como os corações, as figurativas e as geométricas, como as listras e linhas no geral.
Texto: Ana Laura Gervasio, acadêmica de Jornalismo UniSatc.
Uma resposta
Muito interessante! Preciso renovar minhas roupas e colocar mais cores