Para entender um pouco mais dos aspectos econômicos, sociais e educacionais da região carbonífera, a chefe adjunta da Seção Consular do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Brigid A. Laughlin, esteve nesta quarta-feira (14) na Satc. A visita foi organizada em conjunto com a Direção da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec).
“Para nós é muito importante essa visita, porque conseguimos mostrar um pouco da nossa realidade”, explicou o diretor executivo da Amrec, Nelson da Silva. Além dele, o coordenador do Movimento Econômico da Amrec, Ailson Piva, apresentou dados regionais. “Quase 80% do fluxo econômico está relacionado aos setores industrial e de comércio. Hoje, nossa taxa de desemprego é inferior a 4%”, informou Piva.
Além da chefe consular, também integrou a comitiva a coordenadora do Departamento de Prevenção à Fraude, Luana Silva. No roteiro no sul catarinense estão visitas às instituições de ensino e órgãos públicos.
No Centro Tecnológico Satc (CTSatc), elas puderam conhecer um pouco da história da instituição. “Atuamos há mais de 60 anos com a formação de jovens, seja no Colégio e na UniSatc. Mas, ainda, temos uma força na área de pesquisas e a conexão com a indústria, por meio de projetos e parcerias”, informou o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira.
A chefe consular norte-americana permanece na região em roteiro definido até a próxima sexta-feira.