Faltando 72 dias para o início da Copa do Mundo de 2022, o técnico Tite convocou oficialmente os 26 jogadores que formarão a Seleção Brasileira para os dois amistosos restantes antes da lista oficial. O anúncio foi feito manhã desta sexta-feira (09). Buscando o Hexacampeonato, Brasil pode embarcar ao Catar, onde será sediada a competição desse ano com algumas mudanças em relação a formações anteriores.

Com Philippe Coutinho e Gabriel Jesus de fora, Tite buscou por dois zagueiros estreantes para compor o elenco, Bremer e Ibañez que poderão atuar nos amistosos em Gana e Tunísia nos próximos dias 23 e 27 de setembro, na França. Os jogadores atuam respectivamente pela Juventos e Roma no campeonato Italiano.

Os dois disputam entre si para a última vaga aberta na zaga da seleção para o mundial, já que os jogadores Marquinhos (PSG), Thiago Silva (Chelsea) e Éder Militão (Real Madrid) já são nomes certos na lista.

Quem os zagueiros que tiveram sua primeira convocação

Roger Ibañez é uma opção de lateral direita, já que Danilo foi o único jogador de origem da posição convocado. O jovem de 23 anos foi muito elogiado pelo técnico Tite, que já o acompanhava desde as categorias de base.

”Já na outra convocação eu busquei na Roma um contato com Mourinho e ele foi extremamente solícito e colocou para que nós pudéssemos conversar colocando do grande momento dele já naquela outra. Jogando com linha de três, jogando com linha de quatro, já tendo essas duas possibilidades, algumas até de avaliação como lateral. Essa versatilidade, essa preparação, esse melhor momento, esse crescimento e consolidação do atleta são fundamentais. Foi mais ou menos esse o processo”, comentou o técnico.

Jogando sua quarta temporada em Roma, o jovem que tem nacionalidade Uruguaia jogou no Fluminense antes de ser vendido para a Atalanta, na Itália até se destacar e ir para Roma. É sua primeira convocação a Seleção Brasileira, Ibañez se diz emocionado em post no seu Instagram. “Hoje é um dos melhores dias da minha carreira. Desde molequinho sonho em vestir a camisa da Seleção Brasileira”, escreveu o jogador.

Bremer foi eleito o melhor zagueiro do Campeonato Italiano da última temporada pelo seu antigo time, o Torino, agora está atuando na Juventos há pouco mais de um mês já como titular. Com 25 anos o jovem também chamou atenção de Tite.

“No último Campeonato Italiano ele foi eleito como o melhor zagueiro, nos últimos dois ele foi considerado entre os melhores defensores. Agora teve a transferência da Torino para a Juve, está fazendo um belo campeonato de novo. Vem de uma escola italiana com Allegri e Mourinho que é bastante exigente nas ações defensivas. Ele tem todos os atributos e acompanhamento importante para estar na briga”, afirmou Tite.

Nas redes sociais, Gleison Bremer também expõe a emoção ao ser relacionado. “Agora é hora de vestir a amarelinha. Me sinto feliz e honrado por essa oportunidade de poder estar na seleção Brasileira”, conta o zagueiro.

Demais convocados para a Copa do Mundo

Na lateral direita, apenas Danilo foi convocado. Já Roberto Firmino e Everton Ribeiro voltaram a ser chamados, assijm como Pedro que chega a sua terceira convocação. Tite avisa estar buscando os jogadores que derem seu melhor e não descarta mudanças na lista definitiva para a estreia na Copa do Mundo em 24 de novembro.

“Que fique uma mensagem clara a todos: façam os seus melhores. Estejam nos seus mais altos níveis em seus clubes. Dessa forma teremos o melhor senso de justiça na convocação final “, disse Tite.

Confira a lista de jogadores:

Goleiros

Alisson – Liverpool

Ederson – Manchester City

Weverton – Palmeiras

Zagueiros

Bremer – Juventus

Militão – Real Madrid

Marquinhos – PSG

Ibañez – Roma

Thiago Silva – Chelsea

Laterais

Danilo – Juventus

Alex Sandro – Juventus

Alex Telles – Sevilla

Meias

Bruno Guimarães – Newcastle

Casemiro – Manchester United

Everton Ribeiro – Flamengo

Fabinho – Liverpool

Fred – Manchester United

Paquetá – West Ham

Atacantes

Antony – Manchester United

Firmino – Liverpool

Matheus Cunha – Atlético de Madrid

Neymar – PSG

Pedro – Flamengo

Raphinha – Barcelona

Richarlison – Tottenham

Rodrygo – Real Madrid

Vinicius Júnior – Real Madrid

Foto: Lucas Figueiredo/CBF.