Foto: Ana Bitencourt

Com a chegada do mês de agosto, o incentivo ao aleitamento materno e o símbolo da cor dourada são características que representam a campanha nacional do ‘Agosto Dourado’, que acontece durante todo o mês. Agosto, é um dos meses temáticos do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo marcado por ações, discussões e atualizações com o objetivo de promover e mostrar a importância do aleitamento materno em todo território nacional.  

“Seu principal significado através da cor dourada é mostrar que o leite humano é o alimento padrão ouro para a alimentação infantil. Principalmente, desde o nascimento da criança até os seis meses de idade de maneira exclusiva, continuando até os dois anos ou mais de forma complementar aos alimentos sólidos”, destaca a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde de Criciúma, Ana Paula Aguiar Milanez. 

Segundo a enfermeira coordenadora do Banco de Leite Humano Dr Dino Gorini, Hariele Teixeira Barcelos, geralmente durante toda a campanha para mostrar a importância do aleitamento materno, os profissionais das áreas de saúde buscam realizar várias campanhas e palestras de incentivo sobre o assunto para as pessoas.  

“Buscamos estimular essa parte do aleitamento materno mostrando o que ele causa e os benefícios que eles trazem tanto para as mães quanto para as suas crianças. Desse modo, a campanha se torna uma forma de proporcionar um grande acolhimento para todas essas mães que conseguem ou não alimentar suas crianças”, ressalta.  

Benefícios do aleitamento materno 

Conforme a coordenadora de Alimentação e Nutrição, os benefícios que eles trazem são vários. Como por exemplo, para mães o aleitamento protege contra o câncer de mama, possui menor custo financeiro e promove um grande vínculo entre a mãe e a criança. ”Isso tudo, torna a sociedade como um todo, mais sustentável, já que não produz lixo e nem polui o meio ambiente”, pondera Ana Paula. 

Já para as crianças, Hariele explica, que o aleitamento contribui no aumento da imunologia ajudando na prevenção de doenças futuras. “Ele ajuda a reduzir os riscos de infecções respiratórias, diarréias, diabetes e, principalmente, a mortalidade infantil em 13% de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, reforça a enfermeira.   

Ações voltadas no município 

Além da abertura no início dessa semana que promoveram atualizações sobre o tema, os profissionais da rede de saúde de Criciúma lançaram o concurso ‘DeLeite’. “Eles foram convidados a elaborarem vídeos criativos e postarem em suas redes sociais, marcando a Secretaria de Saúde e a #amamentacriciuma para promover o aleitamento nas redes”, conta Ana Paula.  

Ainda, neste sábado (6) acontecerá um Mamaço na cidade no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi das 10h às 12h. “Serão realizadas ações e atividades voltadas para orientações sobre mitos e verdades no aleitamento, feirinha inspirar, orientações para a doação de leite humano e uma foto oficial com as mães amamentando os seus filhos”, completa.