A área da mecânica, muitas vezes observada como masculina, é coisa do passado. Cada vez mais, mulheres seguem ocupando vagas no setor em áreas estratégicas. Foi isso que motivou a estudante Laila Lessa Scremin. Moradora de Sangão, ela deixa a cidade todos os dias para vir cursar o técnico em Mecânica no Colégio Satc no período noturno. “Sempre gostei dessa área. No início sentia que havia um certo preconceito pelo fato de ser mulher, mas isso ficou para trás”, conta.
Ela, que já trabalhou com lixadeiras e também entende um pouco de solda, vê no pai, seu Manoel, a inspiração para trabalhar. “O pai é mecânico, o irmão também, não tinha como ser diferente”. Hoje, Laila trabalha no setor financeiro de uma cerâmica, mas a formação técnica irá ampliar as possibilidades de trabalho. “Gosto da área de projetos e descobri na disciplina de metrologia que tem muita coisa pra aprender”, comenta.
A atualização da matriz curricular e a aproximação com a indústria fazem com que os cursos técnicos estejam conectados com o mercado. Foram esses detalhes que pesaram na hora da escolha de Josiel Costa pelo técnico. “Já trabalho com usinagem de peças e percebi que posso crescer mais com o curso”, afirma.
Algo que tem ajudado bastante é a discussão em sala. “Trouxe problemas ou situações que estava vivenciando na indústria e os professores ajudaram a solucionar. Foi bem importante”, ressalta.
Novas oportunidades de estágio
Setores básicos da indústria, nas áreas de mecânica e elétrica, possuem uma demanda de profissionais maior do que a quantidade formada. Entre janeiro e os primeiros dias de março de 2021, o Setor de Estágios do Colégio Satc já recebeu a oferta de 530 vagas.
“Percebemos que muitos dos nossos alunos não estão ainda atuando na área, mas procuraram essa formação para crescer profissionalmente. Felizmente, nos últimos anos a resposta pelo emprego tem sido rápida. As empresas estão vindo buscar esse aluno, ainda nas primeiras fases, porque acreditam na formação técnica”, pondera o coordenador do técnico em Mecânica, Adelor Felipe da Costa.
Neste primeiro semestre de 2021, além do técnico em Mecânica, o Colégio Satc abriu novas turmas de Eletrotécnica, Eletromecânica e Manutenção Automotiva no período noturno. A oferta de vagas não é apenas regional. “Empresas da região norte de Santa Catarina, voltaram a procurar o Colégio Satc em busca desse profissional formado aqui”, informa o coordenador. A previsão é abrir novas turmas no segundo semestre, permitindo que o aluno que trabalha durante o dia possa buscar essa qualificação no período noturno.