As temáticas ligadas a sustentabilidade e aos hábitos de preservação da natureza, estão cada vez mais presentes no ambiente escolar. Visto que, o futuro das gerações deve ser debatido coletivamente e por aqueles que estarão vivenciando as próximas eras, como as crianças e adolescentes do presente. Por isso, com a preocupação de tratar de assuntos conectados com o meio ambiente, que as turmas do 4º ano A, B e C do Colégio Satc então aprendendo ainda mais sobre os propósitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas aulas de literatura e história. Durante o ano, os alunos irão participar de ações educacionais com o objetivo final de criarem um livro on-line sobre boas práticas que possam ajudar o ecossistema em que vivem.
A proposta desenvolvida com as três turmas está vinculada com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.
“O nosso projeto está relacionado com o livro de aprendizagem que estamos trabalhando na aula de literatura. A obra se chama ‘Quem vai salvar a vida?’ da escritora Ruth Rocha, que nos faz refletir e repensar nossos hábitos com relação ao meio ambiente. Ao final de diferentes visitas e atividades, os alunos irão criar seus próprios livros contando as práticas que eles aprenderam e como podemos salvar o planeta”, destaca a professora do 4º ano C, Luciane Serafim.
Durante a aprendizagem da temática, os alunos tiveram um bate-papo especial com a analista ambiental e coordenadora do Comitê ODS da Satc, Regina Freitas Fernandes. “Falei com os estudantes sobre o ODS 12, onde apresentei como eles podem fazer ações para reduzir a geração de resíduos, aproveitar mais os brinquedos e equipamentos eletrônicos que eles têm. Como também, o Objetivo 7, onde abordei sobre a questão da disponibilidade de energia para todos e do projeto de Captura e Armazenamento de Carbono desenvolvido na instituição”, explica Regina.
Para a aluna do 4º ano B, Rafaela Cechinel de Souza, os ODS ensinam sobre fazer o bem ao planeta. “Devemos pensar e cuidar do meio ambiente em todos os lugares que estamos e levar as informações que aprendemos aos nossos familiares também”, conta.
Visita ao Núcleo de Mobilidade Elétrica
Para que a aprendizagem seja efetiva, as experiências e vivências reforçam a construção do saber. Seguindo o roteiro dos propósitos do ODS, os alunos do 4º ano visitaram o Núcleo de Mobilidade Elétrica da Satc. “No conteúdo de história nós trabalhamos os meios de transporte e elencado com isso, está a questão da conservação do meio ambiente, da não poluição. Então, como nossa instituição trabalha com projeto de carros elétricos priorizamos para visitar o local. Assim, os alunos puderam conhecer as vantagens do uso desse veículo para a natureza”, enfatiza a professora do 4º ano B, Luiza Peruch Hilário.
Para o aluno, Arthur Maciel da Rosa, conhecer e andar em um veículo movido a eletricidade foi indescritível. “Eu aprendi que os carros elétricos são mais leves, poluem menos e que podem ser carregados nas tomadas. Na energia monofásica pode carregar em 10 horas e na bifásica até 3 horas. Além de ser algo muito tecnológico, foi incrível conhecer como funciona esse meio de transporte”, ressalta.
Poder aliar os conhecimentos teóricos com ações práticas, faz com que a construção do ensino se torne mais efetiva. Assim novas mobilizações ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem surgir. “Sobre a energia limpa, os alunos viram como a sustentabilidade deve estar mais presente no dia a dia das pessoas, preocupando-se com a natureza e principalmente a eliminação dos gases. E a partir daí novas ideias podem ser pensadas para o futuro deles mesmos”, finaliza a professora4º ano A, Jordana Kjhelin Teixeira.