Atuando hoje na Rede Globo, no Rio de Janeiro, o jornalista Edivaldo Dondossola trouxe um pouco dos desafios diários que encara na profissão. “O jornalismo segue com seu papel fundamental, de curadoria da notícia, trazendo o que é realmente a informação correta e de qualidade”, afirmou.
A palestra sobre telejornalismo ocorreu a convite do jornalista e professor Eduardo Prestes e envolveu as turmas de Jornalismo UniSatc. A proposta era trazer um pouco do cotidiano vivenciado pelo profissional da TV, que é de Forquilhinha e hoje atua na emissora nacional.
Na conversa com os acadêmicos, Dondossola contou um pouco da sua trajetória e trouxe dicas valiosas. “Quem, como eu, trabalhou em redações menores, aprendeu a fazer tudo e sabe jogar em todas as áreas”, comentou.
Conforme ele, isso ajuda a saber observar as pautas, que são o início do trabalho do jornalista, e que podem estar presentes em todos os lugares. Mas, é preciso atenção do profissional para identificar um assunto que renda uma boa pauta.
A pandemia, que fez com que muitos setores parassem, foi um período de muito trabalho para a imprensa. “O setor de jornalismo da Globo não parou. Trabalhamos muito e aprendemos também, caminhando com os profissionais da saúde”, relembrou.
Ele trouxe algumas reportagens que produziu para os telejornais da Globo, contando um pouco sobre os bastidores e o processo de produção dos conteúdos.